Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sales, Jonas de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | vana.eape@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Ivanise dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:09:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:09:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40134 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875773 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional em Artes, 2020. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação é resultado de pesquisa que buscou pautar, documental e bibliograficamente, o conjunto de ações que contribuiu para o desenvolvimento e a consolidação da formação continuada de cursos na área de Dança na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Para tal intento foi necessária a averiguação histórica do desenvolvimento da formação continuada na área de Dança para professores do quadro da SEEDF e dos debates sobre as ações políticas públicas, a criação e a implementação de legislação pelos órgãos governamentais responsáveis e instituições parceiras. Os cursos catalogados nos anais da EAPE ministrados pela pesquisadora e por outros formadores resultaram em interlocuções dos sujeitos envolvidos nesse processo e aplicação de projetos interventivos nas escolas públicas que foram registrados em atas documentais e auxiliaram na análise de dados desta dissertação. Os tópicos que a pesquisa se propôs a analisar ressaltam a importância da constante elaboração e execução de propostas de cursos, em consonância com os documentos que foram elaborados nesse percurso, contribuindo para o fortalecimento de ações de formação nessa esfera, e para o fazer pedagógico de professores cursistas, dando-lhes subsídios e contribuindo para a consolidação do ensino e aprendizagem da Dança na Educação Básica da SEEDF e para a constituição de uma escola pública referenciada na qualidade social. | - |
Descrição: dc.description | This present dissertation is the result of research that sought to inform, documentally and bibliographically, the set of actions that contributed to the development and consolidation of continuing education in dance in the Subsecretariat for Continuing Education of Education Professionals (EAPE) of the Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). For this purpose, it was necessary to do a historical investigation of the development of continuing education in the area of dance for teachers in the SEEDF and the debates on public policy actions, the creation and implementation of legislation by the responsible government agencies and the partner institutions. The courses cataloged in the annals of the EAPE llby the researcher and other trainers resulted in interlocutions of the subjects involved in this process and the application of interventional projects in public schools that were recorded in documentary minutes and helped in the analysis of data from this dissertation. The topics that the research proposed to analyze emphasize the importance of the constant elaboration and execution of course proposals, according to the documents that were elaborated in this path, contributing to the strengthening of training actions in this sphere, and to the pedagogical practice of course teachers, giving them subsidies and contributing to the consolidation of the teaching and learning of Dance in Basic Education of SEEDF and to the constitution of a public school referenced in social quality. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Formação continuada em dança na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: