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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Yamashita, Yaeko | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Cristiano Farias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:09:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:09:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6741 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875708 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. | - |
Descrição: dc.description | A relação entre transporte e desenvolvimento econômico vem sendo estudada há anos. No Brasil, especificamente na Região Amazônica, tal iniciativa teve início nos anos 70 com a elaboração de diversos planos e projetos de desenvolvimento econômico, mas que, por diversos fatores como a incompatibilidade dos modelos de planejamento de transportes e planejamento territorial propostos, não se obtiveram resultados esperados. Sob esse aspecto, esta tese tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia para a elaboração de rede de transporte multimodal de carga que permita o deslocamento dos produtos de uma região de forma mais eficiente, usando os recursos naturais disponíveis, e que venha a impulsionar o crescimento e o desenvolvimento econômico regional, fundamentada na Teoria dos Pólos de Crescimento e Pólos de Desenvolvimento e na Teoria dos Grafos usada em estudos de redes de transportes. Como resultado, três redes referentes a três cenários distintos – status quo, investimento em infra-estrutura de transportes por meio de programas governamentais e cenário estratégico – foram elaboradas e analisadas considerando os custos operacionais de transporte e as suas configurações espaciais. Sob tais aspectos, ao considerar em um dos cenários os investimentos em infra-estrutura e o acréscimo de arcos representando os rios, obteve-se uma rede mais bem estruturada, mas que ainda não cobre todas as sub-regiões da grande Amazônia. Logo, confirma-se a relevância da proposta por comprovar a viabilidade da metodologia, mesmo utilizando as premissas já usadas pelo Estado no que se refere a privilegiar as exportações. Desse modo, verificou-se por meio da metodologia que é possível construir uma rede de transporte mais densa ao se identificar mais pólos de crescimento, o que aumentaria a conectividade, possibilitando a troca mais intensa de fluxos e o desenvolvimento da região. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The relationship between transport and economic development has been studied for years. In Brazil, especially at the Amazon Region, such matter began in the 70s with the elaboration of several plans and projects of economic development. However, due to many factors, such as the incompatibility between the proposed models of transport planning and territorial planning, the expected results were not reached. Under these aspects, the goal of this thesis is to develop a methodology for the construction of a multimodal cargo transportation network that allows an efficient displacement of products in a region. This network was developed using the available natural resources and it stimulates the regional economic growth and development based on the Growth and Development Poles Theory, and Graphs Theory used in network transportation studies. As a result, three networks related to three different scenarios – status quo, investment in transport infrastructure by the governmental programs, and the strategy scenario – have been elaborated and analyzed considering the operational transport costs and their spatial configuration. Under such aspects, considering the investments in infrastructure and the addition of arcs that represent the rivers in one of the scenarios, a better network has been obtained, but it has not covered all the sub regions of the vast Amazon yet. Therefore, it can be affirmed that the proposal is important because the feasibility of the methodology has been proved, despite of using the premises already practiced by the government in favor of the exportations. However, the methodology showed that it is possible to build a denser transportation network if more growth poles are identified, which will yield a greater connectivity allowing a more intense flow exchange generating the region’s development. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Tecnologia (FT) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Transportes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte - desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte rodoviário de carga - Amazônia | - |
Título: dc.title | Elaboração de rede de transporte multimodal de carga para a região amazônica sob o enfoque de desenvolvimento econômico | - |
Título: dc.title | Elaboration of multimodal cargo transportation network for the amazon region under economic development approach | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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