A Barquinha de Mestre Daniel : etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Sérgio Nogueira-
Autor(es): dc.creatorFlores, Daniel Castro Montoya-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875627-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020.-
Descrição: dc.descriptionNo ano de 1945 em Rio Branco, capital do estado Acre, o músico maranhense Daniel Pereira de Mattos fundou a doutrina religiosa, popularmente, conhecida como Barquinha. Segundo a tradição, os cânticos que são utilizados nos seus rituais, são recebidos espiritualmente pelos médiuns da Barquinha. Neste trabalho coletamos informações sobre as origens, desenvolvimento e o cotidiano desta tradição cultural, com o objetivo de se produzir uma etnografia da música local, baseada nos pressupostos sugeridos pelo pesquisador Anthony Seeger (2004). O enfoque principal da investigação gira em torno de questões relacionadas à música mediúnica que ali ocorre.-
Descrição: dc.descriptionIn 1945 in Rio Branco, the capital of the state of Acre, Brazil, a musician from the state of Maranhão, Daniel Pereira de Mattos, founded a religious doctrine, popularly known as The Barquinha. According to tradition, the songs that are used in their rituals are received spiritually by the mediums of this spiritual group. In this work we gather information about the origins, development and daily life of this cultural tradition, with the aim of producing an ethnography of local music, based on the assumptions suggested by the researcher Anthony Seeger (2004). The main focus of the investigation revolves around issues related to the occurrence of this tradition’s mediumistic music.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Artes (IdA)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Música (IdA MUS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Música-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBarquinha (Religião)-
Palavras-chave: dc.subjectAyahuasca (bebida psicoativa)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica religiosa-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia musical-
Título: dc.titleA Barquinha de Mestre Daniel : etnografia da música de uma tradição religiosa ayahuasqueira amazônica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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