Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buratto, Luciano Grüdtner | - |
Autor(es): dc.contributor | lima.piraju@gmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Marcos Felipe Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/50205 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875547 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Recuperar informações da memória (i.e., prática de lembrar) é uma estratégia de aprendizagem que, em média, melhora a retenção a longo prazo—um fenômeno conhecido como efeito de prática de lembrar. Contudo, a prática de lembrar não beneficia todos os aprendizes igualmente. O objetivo geral desta tese é investigar os efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida (gF) sobre a magnitude do efeito de prática de lembrar (Capítulo 1). A tese está dividida em três manuscritos principais. O primeiro manuscrito (Capítulo 2) consiste em uma revisão de literatura narrativasobre as diferenças individuais no efeito de prática de lembrar. Embora estudos tenham examinado traços de personalidade e habilidades cognitivas, vínculos consistentes entre diferenças individuais e o efeito da prática de lembrar permanecem incertos. A análise é complicada pelos procedimentos heterogêneos utilizados nesses estudos. Alguns resultados indicam que o impacto de uma variável de diferenças individuais na magnitude do efeito da prática de lembrar pode depender de outras diferenças estimativa pontual mais próxima do valor empírico que obtivemos do que o modelo de limiar fixo, embora o intervalo de confiança empírico tenha se sobreposto às estimativas de ambos os modelos. Com base nesses três manuscritos, propomos uma agenda de pesquisa (Capítulo 5), que inclui, mas não se limita a: explorar se o impacto das diferenças individuais no efeito da prática de lembrar depende de outras diferenças individuais (p.ex., o uso espontâneo de estratégias de codificação) e fatores contextuais (p.ex., prática estendida); testar se as diferenças individuais afetam o efeito da prática de lembrar de forma indireta por meio da habilidade dos aprendizes de gerar e recuperar mediadores, e de monitorar e modificar mediadores após tentativas de lembrar malsucedidas; e testar diferentes modelos derivados do arcabouço teórico de memória dual com diversos pontos de dados. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Retrieving information from memory (i.e., retrieval practice) is a learning technique that, on average, enhances long-term retention—a phenomenon known as the retrieval practice effect. However, retrieval practice does not benefit all learners equally. The overall goal of this dissertation is to investigate direct and indirect effects of fluid intelligence (gF) on the magnitude of the retrieval practice effect (Chapter 1). The dissertation is divided into three main manuscripts. The first manuscript (Chapter 2) comprises a narrative literature review on individual differences in the retrieval practice effect. While studies have examined personality traits and cognitive abilities, consistent links between individual differences and the retrieval practice effect remain elusive. The analysis is complicated by the heterogeneous procedures employed in these studies. Some findings indicate that the impact of an individual overlapped with estimates from both models. Drawing from these three manuscripts, we propose a research agenda (Chapter 5), which includes, but is not limited to: exploring whether the impact of individual differences on the retrieval practice effect depends on other individual differences (e.g., participants’ spontaneous encoding strategy use) and contextual factors (e.g., extended practice); testing whether individual differences impact the retrieval practice effect indirectly through the learners’ ability to generate and retrieve mediators, and to monitor and shift mediators after unsuccessful retrieval attempts; and testing different models derived from the dual-memory framework with various data points. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diferenças individuais | - |
Título: dc.title | Efeitos diretos e indiretos da inteligência fluida sobre o efeito de prática de lembrar : experimento e simulações | - |
Título: dc.title | Direct and Indirect Effects of Fluid Intelligence on the Retrieval Practice Effect: Experiment and Simulations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: