O ensino de língua inglesa e a identidade de classe social : alguns apontamentos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Gabriel Nascimento dos-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Mariana Rosa Mastrella de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30199-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/010318135022177581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875541-
Descrição: dc.descriptionO ensino da língua inglesa é um importante meio de construção de identidades sociais, dentre elas, a de classe (BLOCK, 2013). Entretanto, o número reduzido de investigações a esse respeito tem deixado de chamar a atenção para sua importância. Neste artigo, buscamos discutir por que a questão da identidade de classe social deve se tornar um aspecto relevante a ser considerado e investigado no ensino-aprendizagem de línguas, em especial aqui em relação à língua inglesa. Também buscamos, por meio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003, VAN DIJK, 2015), apresentar um recorte de uma pesquisa que investiga de que maneira o livro didático, um instrumento de autoridade na sala de aula (TÍLIO, 2010; CORACINI, 1999), constrói identidades de classe social e quais os significados dessas identidades. Os resultados reforçam a premissa de que o ensino de inglês é, em grande medida, espaço de construção de identidades de classe, contribuindo para a manutenção de exclusões e desigualdades.-
Descrição: dc.descriptionEnglish language teaching is an important means of constructing social identities, and among those identities we have social class identity (BLOCK, 2013). However, the small number of studies in this regard has failed to draw attention to its importance. In this article, we discuss why the issue of social class identity should become an important aspect to be considered and investigated in the language teaching-learning, especially hereafter in relation to the English language. We also seek, through the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2003; VAN DIJK, 2015), present a part of a research that investigates how the English language coursebook, an authority instrument in the classroom (TILIO, 2010; CORACINI , 1999), constructs social class identities and the meanings of these identities. The results reinforce the premise that English language teaching is largely a locus for social class identities, contributing to the maintenance of exclusions and inequalities.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsTrabalhos em Linguística Aplicada - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300541&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectClasses sociais-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Título: dc.titleO ensino de língua inglesa e a identidade de classe social : alguns apontamentos-
Título: dc.titleEnglish teaching and social class identities : some perspectives-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.