Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Martins, Estevão Chaves de Rezende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36401 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875538 | - |
Descrição: dc.description | O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo. | - |
Descrição: dc.description | Historical thought, whose articulation produces the historical consciousness, leads every rational human agent to produce about himself and his environment a historical narrative, factor of identity (own and social) and factor of culture. Historical culture, as an intellectual environment encompassing historical education, has been based, at least since the scientification of history from the mid-19th century, on two pillars: the historical narrative in general and the historiographical narrative in particular. The relevance to historical education research of the interaction and dialogue between these narratives and their interdependence is argued in this article. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | História - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas históricas | - |
Título: dc.title | História, historiografia e pesquisa em educação histórica | - |
Título: dc.title | History, historiography and research in historical education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: