Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Cristiano Alberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Mitjáns Martínez, Albertina | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Cristiana Guimarães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875497 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo analisar indícios de Criatividade numa práxis de Educação Matemática, construindo, por meio das teorias e das produções das crianças, um conceito de criatividade relacionado à Educação Matemática utilizado verificado na análise de produção. Identificar na análise de protocolos a criança criativa e sua produção criativa e por fim, compreender a Criatividade na resolução de problemas matemáticos de crianças na terceira série do Ensino Fundamental. Este estudo identificou a expressão da criatividade na resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Discutimos o que entendemos como Criatividade na Educação Matemática, para qual houve contribuições tanto de teóricos da Educação Matemática quanto da Criatividade no processo da aprendizagem. Este estudo optou por uma pesquisa qualitativa que nos direcionou a uma Pesquisa Participante necessária nas conversas que estarão sempre dialogando com as produções dos alunos. Trata-se da análise de protocolos das quais temos duas grandes categorias distintas que se apresentam: uma mostra a criatividade presente no procedimento de resolução de problemas, e outra a criatividade no registro da criança. Foram analisados nove protocolos que foram selecionados pelos critérios de novidade e valor dentro de uma comunidade matemática específica, a sala de aula. Tais análises objetivam fazer emergir os esquemas mentais que podem ser reveladores de procedimentos matemáticos inusitados em relação às expectativas do educador. Assim, tivemos como pontos de análise, a intuição presente na resolução do problema, as características do registro da criança, a autonomia do aluno e a percepção da professora com relação à criatividade e o interesse do aluno pelo fazer matemático. Tivemos como proposta a valorização das representações mentais, dos esquemas apresentados e das estruturas de pensamento criativas que aparecem desafiadoramente nas salas de aula, muitas vezes clandestinas em rascunhos e muitas vezes apagadas. Desta forma, adotamos uma linha metodológica que nos possibilitou desempenhar um papel ativo nos fatos observados e na aquisição dos registros que foram analisados aqui. Este nos propiciou uma melhor compreensão da produção dos sujeitos, assim como uma reflexão na construção de uma teoria que nos deu condições de um bom trabalho investigativo. Como resultado, concluímos que a presença da pesquisa teve um alcance contributivo e participativo dentro dessa comunidade. Identificamos as crianças criativas mediante a análise de protocolos dentro das suas produções, compreendemos e analisamos a Criatividade na resolução de problemas matemáticos. Aprendemos que a Criatividade na Educação Matemática trata-se de um conjunto de estratégias de resolução de problemas propostos em situação didática que possuem o caráter de novidade, são valorizados pela comunidade matemática e que são produzidos pela criança em um contexto de ações e reflexão subjetivos, em uma rede de sentidos, compreendidos na zona de desenvolvimento proximal. | - |
Descrição: dc.description | This research had as its objective to analyze indications of Creativity in praxis of Mathematical Education, constructing, by the means of the theories and the childrens productions, a concept of creativity related to the Mathematical Education in the production analysis. To finally identify in the analysis of protocols the creative child and its creative production and, to understand the Creativity in the resolution of mathematical problems of children in the third year of Basic School. This study identified the expression of the creativity in the resolution of mathematical problems in classroom. We discuss what we understand as Creativity in the Mathematical Education, for which in such a way had contributions of Mathematical Educations theoreticians and the Creativity in the process of the learning. This study opted for a qualitative research that directed us to a necessary Participant Research in the conversations that will be always dialoguing with the pupils productions. Its about the analysis of protocols of which we have two great distinct categories that are presented: one shows the current creativity in the procedure of problems resolution, and the other one the creativity in the register of the child. Nine protocols had been analyzed by the criterions of newness and value inside of a specific mathematical community, the classroom. Such analysis objectifies to make to emerge the mental projects that can be revealing of unusual mathematical procedures in relation to the expectations of the educator. Thus, we had as analysis points, the present intuition in the resolution of the problem, the characteristics of the register of the child, the autonomy of the pupil and the perception of the teacher with relation to the creativity and the interest of the pupil for making mathematician. We had as proposal the valuation of the mental representations, the presented projects and the creative structures of thought that appear challengingly in the clandestine classrooms, many times in rough drafts and many extinguished times. Being so, we adopted a methodological line that allowed us to performer an active role in the observed facts and in the acquisition of the registers that had been analyzed here. This propitiated us a better understanding of the production of the citizens, as well as a reflection in the construction of a theory that gave us conditions of a good investigative work. As result, we conclude that the presence of the research had a contributive and participative reach of this community. We identify the creative children by means of the analysis of protocols of its productions, we understand and analyzed the Creativity in the resolution of mathematical problems. We learned that the Creativity in the Mathematical Education is about a set of strategies of problems resolution considered in didactic situation that own the newness character, is valued by the mathematical community and are produced by the child in a context of subjective actions and reflections, in a net of directions, understood in the zone of proximal development. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia da aprendizagem | - |
Título: dc.title | Análise de produções de crianças do quarto ano revelando criatividade na educação matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: