Medidas de custo-eficiência dos serviços subnacionais de segurança pública no Brasil: 2001-2006

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPereira Filho, Oliveira Alves-
Autor(es): dc.creatorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
Autor(es): dc.creatorSousa, Maria da Conceição Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27820-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-80502010000300003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875488-
Descrição: dc.descriptionCalculamos índices de custo-eficiência para os serviços estaduais de segurança pública no Brasil com um modelo de fronteira estocástica e dados longitudinais 2001-2006. Estimamos uma Translog com efeitos fixos e utilizamos os salários das polícias militar e civil e delegados como preços dos fatores de produção, e o inverso da taxa de homicídios como medida do produto, além de variáveis econômico-demográficas, mercado de drogas ativo e alocação dos recursos judiciais, policiais e penitenciários como explicativas das ineficiências. Os índices de ineficiência são maiores quanto maior a participação do mercado de drogas, a razão polícia militar/polícia civil, a taxa de abandono do ensino médio e a desigualdade de renda. Já as despesas com o judiciário e o número de vagas no sistema penitenciário reduzem tais índices. São Paulo é, em média, o estado mais custo-eficiente na provisão de segurança pública enquanto o Distrito Federal é o menos.-
Descrição: dc.descriptionWe calculated the efficiencies with which Brazilian states provide public safety by using a stochastic frontier cost function and panel data from 2001-2006. We estimate a Translog with fixed effects where prices for the production factors are the initial salaries of military police, civil police, and precinct chiefs and the product is the inverse of the homicide rate. To explain inefficiencies we use economic and demographic variables which measure active drug markets and the allocation of judicial, police, and penitentiary expenditures. Our models indicate that inefficiencies are higher when the size of drug markets, the ratio of military to civil police, the rate of high school dropouts, and income inequality increase. On the other hand, increasing judicial expenditures and the number of prison cells reduce inefficiency. São Paulo is the most cost efficient state providing public safety, whereas the Federal District is the least cost efficient.-
Descrição: dc.descriptionEm processamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCusto-eficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstocástica-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança pública-
Título: dc.titleMedidas de custo-eficiência dos serviços subnacionais de segurança pública no Brasil: 2001-2006-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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