Arte e antropofagia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Maria Beatriz de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Diego Azambuja de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22885-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.11.T.22885-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875439-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO texto apresenta a relação entre a noção de plasticidade corporal apresentado pelo autor Gonzalo Aguilar em sua análise da pintura Abaporu de Tarsila do Amaral (1928) e da hipótese plasticidade cerebral apresentada pelo neurocientista Miguel Nicolélis em sua pesquisa sobre a neurociência distribucionista, questionando a noção clássica de Antropofagia como absorção e destruição de corpos. A partir da relação entre a Antropofagia de Oswald de Andrade e as Tecnofagias de Giselle Beiguelman (2012), que multiplica a noção de antropofagia no singular em antropofagias na proposição de suas antropofagias tecnológicas, proponho a compreensão das antropofagias como tecnofagias a partir da relação entre o humano e o técnico na noção proposta Bernard Stiègler da antropogênese como tecnogênese. Crio os neologismos absorversões e atraversamentos, a partir da relação entre as palavras absorção e atravessar com a palavra versar, significando simultaneamente versos e versões, para argumentar a compreensão das antropofagias como tecnofagias, onde nesse processo haveria a criação de corpos em rede se dariam a partir dos compartilhamentos nas redes e criariam assim, a partir da fragmentação e multiplicação de corpos e presenças em relação direta e mediada por tecnologias apresentando a noção de REDEmensionamentos nas criações artísticas nas ruas e nas redes.-
Descrição: dc.descriptionThe text present the relationship between the notion of body plasticity presented by the author Gonzalo Aguillar throw the analise of Tarsila do Amaral´s painting called Abaporu (1928), crossing with the hipothesis of brain plasticity presented by Miguel Nicolelis in his networking neuroscience research, questioning the classical notion of Anthropophagy as absorption and destruction of bodies. By the relationship between Oswald de Andrade´s proposal of Anthopophagy (1928) and Giselle Beigelman´s proposal of Technophagies (2012), that multiply the notion of Antrhopophagy presenting in her technological anthropophagies, i propose the compreention of antropophagies as technophagies by the relation between human and technics proposed by the anthropogenesis as technogênesis presented of Bernard Stiegler. I create the neologisms absorversões and atraversamentos, uning the words in portugueses “absortion” and “crossing” to the word verse, meaning simultaneously poetic verses and version to argue the compreention of the anthropophagies as technophagies and this process as creation of bodies by the network sharing and by simultaneous fragmentation and multiplication of bodies and presences in direct and mediated contact by Technologies in artistc criation on streets and on internet. This process we call REDEmensionamentos in portuguese, that means the redimenionig of bodies as network scale.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectAntropofagia-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo e arte-
Título: dc.titleArte e antropofagia-
Título: dc.title4RTE E 4NTR0P0F4614-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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