Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Flávio Maico Vaz da | - |
Autor(es): dc.creator | Ralha, José Carlos Loureiro | - |
Autor(es): dc.creator | Ralha, Célia Ghedini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875417 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa fundamentos e métodos pertinentes para o planejamento e desenvolvimento de sistemas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) com o objetivo de auxiliar a aprendizagem de línguas. O foco principal é a correção sintática baseada no formalismo HPSG conforme implementado no sistema LKB (Linguistic Knowledge Building). Foi implementado um analisador em linguagem Java que, juntamente com uma gramática da língua espanhola de médio porte, permite experimentar a técnica de correção através de regras de malformação. A partir dos resultados obtidos discute-se alguns aspectos práticos e a viabilidade do PLN aplicado à educação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work analyses principles and methods relevant to the planning and development of Natural Language Processing (NLP) systems, whose goal is to assist in language learning. Syntax checking based on the HPSG formalism as implemented in the LKB (Linguistic Knowledge Building) system is the main focus. Java language was used to implement a parser that, together with a Spanish grammar of moderate coverage, allows us to experiment with mal-rule based checking. From the results obtained practical issues and the viability of NLP applied to education are discussed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Brasileira de Informática na Educação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/36. Acesso em: 04 mar. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem de programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de linguagem natural (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlíngua (Aprendizagem de línguas) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola - estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Aprendizagem de língua assistida por computador : uma abordagem baseada em HPSG | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: