Lei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Andre Von Borries-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Douglas Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875394-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação trata de uma apresentação didática com foco nas diferentes formas de demonstração e na versatilidade das aplicações da lei dos cossenos na arquitetura de Brasília. Usando a teoria sócio-histórica de Vygotsky e a construção do processo de aprendizagem da matemática temos como um dos focos promover a compreensão, interação e utilização por meio de diferentes abordagens de representação matemática (algébrica, geométrica e computacional) por meio da geometria analítica, plana e dinâmica, proporcionando por meio desses instrumentos e linguagens adequadas o enriquecimento da aprendizagem. Será abordado também, a aplicação da lei dos cossenos, na arquitetura de Brasília, levando em consideração alguns monumentos e contribuições deixadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Assim como, a aplicação no GeoGebra de forma inovadora, onde os estudantes explorem de forma tecnológica outros recursos para resolução dos modelos matemáticos.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation presents a didactic presentation that focuses on the various forms of demonstration and the versatile applications of the law of cosines in the architecture of Brasilia. Drawing upon Vygotsky’s sociohistorical theory and the construction of the mathematics learning process, our objective is to foster understanding, interaction, and utilization through different approaches to mathematical representation (algebraic, geometric, and computational) using analytical geometry, both static and dynamic. By employing these tools and appropriate languages, we aim to enhance the learning experience. Furthermore, we will explore the application of the law of cosines in the context of Brasilia’s architecture, considering notable monuments and contributions by the architect Oscar Niemeyer. Additionally, we will leverage GeoGebra in an innovative manner, allowing students to explore alternative resources for solving mathematical models in a technological way.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Exatas (IE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Matemática (IE MAT)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometria-
Palavras-chave: dc.subjectLei dos cossenos-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria plana-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática (Ensino médio)-
Título: dc.titleLei dos cossenos : uma visão plural e enriquecedora para o Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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