A Gestão do conhecimento em instituições de ensino superior e tecnológico : análise do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da bahia - IFBA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKipnis, Bernardo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ronaldo Pedreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875264-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010.-
Descrição: dc.descriptionA dissertação busca principalmente determinar os motivos pelo qual a Gestão do Conhecimento(GC) não é uma prática difundida nas instituições de ensino superior e tecnológico, em especial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e em extensão às outras. Em segundo lugar, fazer uma comparação com o mundo empresarial, que teoricamente, tem em muitas organizações, a preocupação com o uso da GC e os benefícios que ela pode trazer. É feita uma introdução teórica sobre o tema, a fim de fundamentar o trabalho empírico e os resultados obtidos, abordando aspectos básicos da GC. Como metodologia de coleta de informações foram feitas entrevistas com profissionais de diversas áreas, escolhidos com base em critérios previamente determinados e sempre que possível, com atuação acadêmica, mas não obrigatoriamente. A análise das informações foi executada com base na análise de conteúdo. Pôde-se constatar que a GC não é uma prática das instituições de ensino superior e tecnológico, como sugerido inicialmente, também não o é nas empresas, conforme respostas dos entrevistados ligados ao mundo comercial imagina e isso também é discutido no estudo. Apesar disso, observa-se que em todos os tipos de organizações há iniciativas isoladase muitas vezes sem qualquer planejamento de algum tipo de GC. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to determine the motives why the Knowledge Management (KM) is not a practice well disseminated in institutions of technical education or in colleges/universities, especially at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) along with others with the same purpose. In addition, it is commendable to establish a comparison between the corporate world and the studied institution, mainly for the first has as a main concern the KM application in several organizations, not to mention the benefits it may provide with. A theoretical about the topic – KM - is brought about in the beginning section of this study in order to place the empirical investigation and the outcomes observed all of which regarding the basic aspects of KM. A survey was applied among carefully chosen professionals from different work fields subsequently to previously determined criteria and academic record. The information analysis was performed based upon the content analysis. At last it is possible to come to a conclusion that KM is not a regular practice in educational institutions, such as IFBA and other technical schools, as initially suggested, that is no longer a rule in corporate organizations, according to the answers collected from the survey. This is another aspect which is discussed along the study and moreover one can observe that there are indeed isolated initiatives holding no planning of any kind regarding Knowledge Management.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleA Gestão do conhecimento em instituições de ensino superior e tecnológico : análise do instituto federal de educação, ciência e tecnologia da bahia - IFBA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.