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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Carina Borgatti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48914 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875263 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa buscou analisar o papel do gênero no self dialógico a partir de um estudo sobre processos de desenvolvimento de sujeitos que se declaram LGBTQIA+, promovendo uma aproximação teórico-empírica da Teoria do Self Dialógico com conceitos da perspectiva queer. Desde o final do século XX, as ciências sociais e humanas vivenciam um intenso debate crítico, de revisão de postulados dominantes que historicamente contribuíram para a exclusão e a patologização de diversos sujeitos, como LGBTQIA+, mulheres, negros, crianças, entre outros. Entre transformações desencadeadas por tal debate estão aquelas relacionadas ao conceito de identidade, que vem deixando para trás as raízes cartesianas, fortemente criticadas por perspectivas como pós-estruturalismo, feminismo e filosofia da linguagem. Um aspecto comum dessas novas perspectivas é pensar a subjetividade humana em termos relacionais, enfatizando sua interdependência com a cultura, assim como seu caráter concreto, ancorado no contexto e na corporeidade. Com isso, as ciências sociais e humanas testemunham um importante crescimento de reflexões sobre a localização social dos sujeitos e as forças de poder que os atravessam, dando atenção especial aos marcadores sociais da diferença, entre os quais destacamos gênero e sexualidade. Contudo, apesar do crescimento e das importantes contribuições dos estudos de gênero e feministas neste debate, o diálogo da Psicologia com essas perspectivas, e suas reflexões em torno de gênero, sexualidade e corporeidade continuam modestos, geralmente restritos a um uso descritivo desses termos, pouco desafiando os postulados tradicionais fundamentados na objetividade do conhecimento e em um suposto sujeito universal. O aprofundamento do diálogo entre a Psicologia e os estudos de gênero, que nos permita revisitar a concepção de subjetividade e, com ela, nossos próprios postulados teórico-metodológicos está entre as contribuições deste trabalho para o paradigma crítico na Psicologia. Partindo da perspectiva do self dialógico, e de contribuições da perspectiva queer para a compreensão do papel do gênero na construção do self, realizamos uma investigação com três sujeitos LGBTQIA+ adultos. Buscamos analisar as principais transformações na organização do self relacionadas ao processo de declarar-se dissidente sexual e/ou de gênero, dando importante atenção à corporeidade. A pesquisa se deu em duas etapas: uma composta por duas entrevistas individuais e a segunda por uma roda de conversa. A análise da primeira etapa foi organizada em três dimensões: D1) Interpelações e negociação com as normas de gênero, que contou com um instrumento nomeado de Matriz Transversal; D2) Percepção de futuro, sombras e imaginação; D3) Atores e relações pessoais/sociais, que inclui o Mapa das Relações do Self, instrumento que apresenta as principais transformações identificadas. Os dados da roda de conversa foram utilizados em uma construção dialógica do capítulo de discussão. A partir das experiências compartilhadas, a pesquisa atestou a transversalidade do gênero no self e sua intrínseca relação com a corporeidade, identificando diversos desafios que corpos dissidentes enfrentam ao longo da vida. Demonstrou, também, que o posicionamento de se declarar LGBTQIA+ desencadeia reorganizações no self que podem levar a um reposicionamento dos sujeitos na relação com a cultura e na imaginação de outras possibilidades de futuro e existência. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to analyze the role of gender in dialogical self through an investigation into the development processes of subjects who declare themselves LGBTQIA+, promoting a theoretical-empirical approximation of the Dialogical Self Theory with concepts of queer perspective. Since the late 20th century, social and human sciences have been experiencing an intense critical debate, revising dominant postulates that have historically contributed to the exclusion and pathologization of various subjects, such as LGBTQIA+, women, blacks, children, and others. Among the transformations triggered by this debate are those related to the concept of identity, which has left behind its Cartesian roots, strongly criticized by perspectives such as post-structuralism, feminism, and philosophy of language. A common aspect of these new perspectives is the conceptualization of human subjectivity in relational terms, emphasizing its interdependence with culture, as well as its concrete character, anchored in context and corporeality. Consequently, social and human sciences are currently witnessing substantial growth in reflections concerning the social positioning of individuals and the power forces crossing their lives, paying special attention to social markers of difference, among which we highlight gender and sexuality. Nevertheless, despite the growth and the important contributions of gender and feminist studies in this debate, psychology's dialog with these perspectives, and its reflections on gender, sexuality, and corporeality, remain modest, usually restricted to a descriptive use of these terms, with little challenge to traditional postulates based on the objectivity of knowledge and a supposed universal subject. Deepening the dialog between psychology and gender studies, which allows us to revisit the concept of subjectivity and, with it, our own theoretical-methodological postulates, is one of the contributions of this work to the critical paradigm in psychology. Drawing from the framework of the dialogical self, and contributions from queer perspective to understanding the role of gender in the construction of the self, we carried out an investigation with three adult LGBTQIA+ subjects. We sought to analyze the main transformations in the organization of the self related to the process of declaring oneself sexual and/or gender dissident, paying important attention to corporeality. The research was conducted in two stages: the first encompassed two individual interviews, while the second involved a conversation circle. The analysis of the first stage was organized into three dimensions: D1) Interpellations and negotiation with gender norms, which included an instrument called Transversal Matrix; D2) Perception of future, shadows, and imagination; D3) Actors and personal/social relationships, which includes the Map of Self’s Relationships, an instrument that presents the main transformations identified. The data from the conversation circle were used in a dialogical construction of the discussion chapter. Based on the shared experiences, the research attested the transversality of gender in the self and its intrinsic relationship with corporeality, identifying various challenges that dissident bodies face throughout life. It also showed that the position of declaring oneself LGBTQIA+ triggers reorganizations in the self that can lead to a repositioning of subjects in their relationship with culture and in the imagination of other existence and future possibilities. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia (IP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIAP+ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Título: dc.title | Gênero e corpo no self dialógico : queerizando o self | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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