Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tarquínio, Daniel Junqueira | - |
Autor(es): dc.contributor | zevang@hotmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Silva Júnior, José Evangelista da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875260 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Villani-Côrtes vem se tornando um compositor conhecido no Brasil e exterior e no meio acadêmico. Devido à escassez de trabalhos acadêmicos, este texto se dedica ao processo de preparação da performance do Concerto para Flauta desse compositor, procurando situá-lo no contexto tradicional do instrumento. Como referencial teórico, o trabalho utiliza-se dos seguintes pilares do estudo da performance na atualidade: Cook e Rink e a relação entre performance musical e análise musical; Chaffin e as dimensões da performance; Ericsson com seu estudo sobre a prática deliberada; e Jørgensen com a aplicação das estratégias para a prática eficiente. Como metodologia de trabalho, o procedimento construído será um estudo de caso, ou seja, a preparação da performance do Concerto para Flauta, no qual há uma breve contextualização e análise da obra, escolha de trechos com base nos conceitos teóricos citados, como também a seleção de práticas e apresentação de estratégias de estudo para a preparação da performance desses trechos do concerto, comparando-os com outros consagrados concertos para o instrumento. | - |
Descrição: dc.description | Villani-Côrtes is becoming a well-known composer in Brazil and abroad and in academia. Due to the scarcity of academic works, this text is dedicated to the process of preparing the performance of the Concerto for Flute by this composer, seeking to situate it in the traditional context of the instrument. As a theoretical framework, the work uses the following pillars of the study of performance today: Cook and Rink and the relationship between musical performance and musical analysis; Chaffin and the dimensions of performance; Ericsson with their study of deliberate practice; and Jorgensen with his work on applying strategies for the efficient practice. As a work methodology, the procedure built will be a case study, that is, the preparation of the performance of the Concerto for Flute, in which there is a brief contextualization and analysis of the work, choice of excerpts based on the theoretical concepts mentioned, as well as the selection of practices and presentation of study strategies to prepare the performance of these parts of the concert, comparing them with other renowned concerts for the instrument. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Villani-Côrtes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concerto para flauta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática deliberada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
Título: dc.title | O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes : o processo de preparação da performance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: