Bullying : estudo de caso em escola particular

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalinkin, Ana Lúcia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Rafael Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:08:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:08:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875240-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2009.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo investigar os comportamentos relacionados ao bullying entre adolescentes - que são manifestações freqüentes e duradouras de atos que visam desestabilizar, humilhar, ofender e agredir, provocando danos de natureza tanto física quanto psicológica. Apesar deste fenômeno não ser novidade no ambiente escolar, apenas recentemente começou a despertar a atenção para as conseqüências negativas que advém destes comportamentos, o que vem provocando aumento das pesquisas da área. A revisão da literatura buscou levantar aspectos que relacionassem o bullying com a violência, em suas diferentes manifestações, tentando demonstrar a complexidade e a amplitude desta interação. Esta pesquisa se apresenta como um estudo de caso, envolvendo uma escola particular de uma cidade-satélite de Brasília com alta concentração de renda. Como abordagem metodológica foram utilizadas observações diretas sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas individuais com alunos e professores. Os dados resultantes foram tratados a partir da análise de conteúdo categorial temática, destacando as percepções e vivências dos envolvidos no que se refere ao bullying. Como principais resultados, destacamos que os entrevistados entendem o conceito de bullying, o relacionam com a imaturidade dos adolescentes, já testemunharam ou forma vítimas de bullying (mesmo aqueles que também são autores) e traçam estratégias de enfrentamento (geralmente) individuais. Concluímos com algumas considerações e recomendações para a prevenção e o combate às ocorrências deste fenômeno. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to investigate the behaviors related to bullying among teenagers – they are also frequency and enduring acts intended to destabilize and humiliate, abuse and assault, causing physical and psychological damage. Although this phenomenon is not new to the school only recently started to attract attention to the negative consequences that comes from such conduct, which has led to increased research in the area. The literature review sought to raise issues that related to bullying with violence in its various forms, trying to demonstrate the complexity and breadth of this interaction. This research is presented as a case study involving a private high school in Brasilia’s suburb with a high concentration of income. Methodological approach was used direct observation and systematic semi-structured interviews with individual students and teachers. The data were treated from the content analysis categories and themes,highlighting the perceptions and experiences of those involved in relation to bullying. As main results, we emphasize that respondents understand the concept of bullying, relate to the immaturity of teenagers, have witnessed or as victims of bullying (even those who are also bully) and plot strategies for coping (usually) individual. We conclude with some considerations and recommendations for the prevention and combating the occurrence of this phenomenon.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia social-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos (Psicologia social)-
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica social-
Palavras-chave: dc.subjectConduta - adolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia do adolescente-
Palavras-chave: dc.subjectCrime contra a pessoa-
Palavras-chave: dc.subjectAssédio-
Título: dc.titleBullying : estudo de caso em escola particular-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.