Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Grace de | - |
Autor(es): dc.creator | Regiani, Atila Ribeiro de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:08:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:08:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/24419 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.T.24419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875194 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2017. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese discute a curadoria e os museus a partir da obra de arte contemporânea. No primeiro capítulo, aborda o tema do Arquivo, sob a égide do pensamento do filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984): “o sistema que governa a aparição das enunciações”. A partir da abordagem desconstrutiva do Arquivo, via Jacques Derrida (1930 - 2004), e a proposição de arquivos desconstruidos pela incorporação dos processos de montagem presentes na pesquisa de Benjamin e Warburg. O segundo capítulo discute a incapacidade do museu de assimilar completamente a obra de arte contemporânea decorrente, sobretudo, dos sistemas de catalogação e conservação que se originaram no século XIX. A sistematização, a conservação e a determinação da autoria são dados que amparam a compreensão da obra e se tornam um problema estrutural para sua assimilação pelo museu nas experiencias mais radicais da arte no século XX e XXI. O terceiro capítulo discute os museus de artista, museus experimentais e as possibilidades de reinvenção do museu. Para tanto, traz uma análise do Museu Imaginário (1947) de André Malraux (1901-1976), a Caixa-Valise (1935 - 1941) de Marcel Duchamp (1887 - 1968), o projeto LiMAC (2002) da artista peruana Sandra Gamarra (1972 – ), curadorias experimentais das décadas de 1960 e 70 e curadorias contemporâneas que se aproximam dos processos artísticos, como Do It (1993), Do Corpo a Terra (1970) e Quando Atitudes se Tornam Forma (1969). Tanto a curadoria quanto os museus são pensados pelos seus espaços de crise, de exceção e conflito. Propoe-se, assim, que a curadoria possa entendida pelos processos artísticos, como um rearranjo de suas estruturas pela obra que organiza. Apresentam-se, portanto, como a possibilidade utópica de reinvenção do museu, apontando para sua reestruturação a partir de outros parâmetros. | - |
Descrição: dc.description | This thesis discusses curatorship and museums having contemporary work of art as the starting point. In the first chapter, it deals with the theme of the Archive, under the auspices of the thought of the French philosopher Michel Foucault (1926 - 1984): "the system that governs the appearance of statements." From the deconstructive approach of the Archive, by Jacques Derrida (1930 - 2004), and the proposition of deconstructed archives by the incorporation of the assembly processes present in the Benjamin and Warburg research. The second chapter discusses the inability of the museum to fully assimilate the work of contemporary art stemming mostly from the systems of cataloging and conservation that originated in the nineteenth century. The systematization, conservation and determination of authorship are data that support the understanding of the work of art and become a structural problem for its assimilation by the museum in the most radical experiences of art in the XX and XXI century. The third chapter discusses Artist's museums, experimental museums and the possibilities of reinvention of the museum. To that end, the text presents an analysis of the Museum Without Walls (1947) by André Malraux (1901-1976), Marcel Duchamp's Box in a Valise (1935-1941) (1887-1968), the Peruvian artist Sandra Gamarra (1972) project, LIMAC. Experimental curators of the 1960s and 1970s, and contemporary curators who approach art processes such as Do It (1993), Do Corpo à Terra (1970) and When Attitudes Become Form (1969). Both the curatorship and the museums are thought as spaces of crisis, of exception and conflict. It is thus proposed that curatorship can be understood by artistic processes, as a rearrangement of their structures by the work they organize. They are presented, therefore, as the utopian possibility of reinventing the museum, pointing to its restructuring from other parameters. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curadoria - artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
Título: dc.title | Museus utópicos : curadorias poéticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: