Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pilati, Ronaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28148 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000200007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875112 | - |
Descrição: dc.description | Emoções antecedentes ao comportamento pró-social são influenciadas pela forma como os eventos são interpretados. Estudos têm demonstrado que a atribuição de incontrolabilidade do comportamento de alguém está associada à produção de estados afetivos de simpatia ou pena. Esta asserção teórica tem sido corroborada por meio do uso de cenários de simulação experimental. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito que a variação dos cenários, como a proximidade social do protagonista e as normas sociais subjacentes ao cenário, possuem sobre a relação atribuição-ajuda. Foi desenvolvido um estudo com 24 cenários do qual participaram 547 estudantes universitários. Os resultados indicaram que, independentemente do cenário, a percepção de incontrolabilidade levou a emoções simpáticas (ou de compaixão) que, por sua vez, estão associadas a uma maior intenção de ajuda. Além disto, cenários que emulam normas de reciprocidade estão associados à maior intenção de ajuda | - |
Descrição: dc.description | Prosocial behavior emotions are influenced by how events are interpreted. Studies have shown that the attribution of incontrolabitily to one's behavior is associated with the production of sympathy emotions. This theoretical assertion has been corroborated with experimental scenarios. This study aimed to evaluate the effect of variations of the scenarios, such as the social proximity of the protagonist and social norms have over prosocial behavior intentions. An experimental study with 24 scenarios was conducted and 547 university students took part. The results indicate that regardless of the scenario content perceived misfortune leads to sympathy or pity emotions which, in turn, are associated with greater helping intention. Reciprocity norm scenarios were associated with greater helping intentions | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Estudos de Psicologia - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epsic/a/bDw9cQcrmwBNSSY6ZQKQy3H/?lang=pt#. Acesso em: 10 jul. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento pró-social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simpatia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa | - |
Título: dc.title | Cenários experimentais : efeito sobre a emoção e o comportamento pró-social | - |
Título: dc.title | Experimental simulations : effect over emotions and prosocial behavior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: