Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Wildson Luiz Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mundim, Juliana Viégas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-04-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4616 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875000 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009. | - |
Descrição: dc.description | Pesquisas na área de ensino de ciências indicam que têm ocorrido muitos problemas no processo de ensino e aprendizagem de ciências. O ensino de ciências convencional ainda mantém uma perspectiva empirista e fragmentada sobre a ciência sem a preocupação com as constantes mudanças envolvendo a ciência, a tecnologia e a sociedade. A educação científica CTS propõe superar essa visão fragmentada por considerar que o ensino de ciências deve tratar o conhecimento científico relacionando a ciência ao ambiente tecnológico e social do estudante. Essa visão integrada e contextualizada também está presente na legislação educacional (LDB 9.394/96 e PCN Ciências Naturais - Ensino de quinta a oitava séries) que expressa diretrizes para o ensino de ciências buscar a compreensão dos diversos campos da ciência integrados entre si e com as questões sociais. Nessa perspectiva, têm surgido propostas de organização curricular por meio da abordagem de temas ou questões sociais (temas transversais, situação de estudo e abordagem temática) que buscam dar significado e relevância ao conteúdo científico. Esta dissertação apresenta a análise de uma intervenção pedagógica realizada em aulas de ciências naturais de uma turma do 8 ano do ensino fundamental. O objetivo principal foi analisar a experiência pedagógica de abordagem temática utilizando um tema CTS com o propósito de observar se a intervenção contribuiu para a compreensão do aluno das aplicações e implicações do conhecimento científico em sua vida e quais as implicações dessa abordagem no sentido de proporcionar um aumento de participação dos alunos nas aulas. Para alcançá-lo, foram utilizados os seguintes procedimentos de pesquisa: observação e gravação das aulas, questionários, entrevistas e anotações em diário de campo. A análise dos dados sugere os seguintes avanços para o processo de ensino aprendizagem de ciências: maior interesse e participação dos alunos durante as aulas; compreensão do conteúdo científico; capacidade de utilizar o conteúdo científico em situações extraescolares; melhora no comportamento e no rendimento escolar; desenvolvimento da capacidade de argumentação; e mudanças de hábitos e atitudes. Pode-se considerar que a intervenção pedagógica desenvolvida na turma atendeu às perspectivas da educação CTS. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Research in the Science teaching area indicate that there have been many problems in the Science teachinglearning process. Conventional teaching of Science still shows an empirical and fragmented perspective about Science, without concern about the constant changes involving science, technology and society. Scientific Education STS proposes to overcome that fragmented view since it is believed that science teaching has to approach scientific knowledge by relating it to science and to the students social and technological environment. This integrated and contextualized view is also present in the Brazilian Educational Law (LDB 9.394/96 and National Curricula Parameters for Natural Science in 5th to 8th grades of fundamental school) which lays guidelines for Science teaching to seek understanding of the many Science areas intertwined with each other as well as with social issues (transversal themes, study situations and theme approach) which aim at attributing meaning and relevance to scientific content. The present dissertation aims presents the analysis of a pedagogical intervention conducted in Natural Science classes in na 8th grade of fundamental school. The main objective was to analise the pedagogical experience of theme approach using a STS theme with the purpose of observing whether the intervention contributed to the students understanding of the applications and implications of scientific knowledge in their lives and what are the implications of such approach in increasing students participation in class. To achievethat, the following research procedures were used: observation and recording of classes; questionnaires, interviews and note-taking in a field log. The data analysis suggests the following advancementes to the Science learning-teaching process: increased interest and participation of students in class; greater understanding of scientific content; ability to use scientific content in extra-school situations; improvement in students behaviour and performance; development of argumentation ability; change in attitude and habits. The pedagogical intervention in the class was considered successful in fulfilling expectations in STS Education. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Avaliação da abordagem de um tema CTS em aulas de ciências das séries finais do ensino fundamental : análise de uma intervenção pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: