Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Possobon, Rosana de Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Antônio Bento Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Ambrosano, Gláucia Maria Bovi | - |
Autor(es): dc.creator | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6030 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000100005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874934 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho avaliou os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças com história de não-colaboração a tratamento odontológico. Foi administrado placebo ou droga (0,3mg/kg peso) a seis crianças e um total de 54 sessões foram gravadas em vídeo. A análise do registro comportamental dos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e das estratégias de manejo (distração, explicação e reforçamento positivo) sistematicamente adotadas não apontou diferença estatística significativa entre sessões placebo e diazepam pelo teste de Wilcoxon pareado (p>0,05). Sugere-se a necessidade de refinamento metodológico em estudos que combinem estratégias de manejo psicológicas e farmacológicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present investigation evaluated the effects of diazepam used to manage uncooperative behavior of child dental patients. Six participants received placebo or diazepam (0,3 mg/kg weight) before formal dental treatment at total 54 sessions that were all recorded in videotapes. The analysis of recorded child (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior management procedures (distraction, explanation, positive reinforcement) indicates no differences by using a double-blind Wilcoxon design (p>0.05). It is suggested the necessity of methodological refinement in studies that combine psychological and pharmacological handling strategies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças não-colaboradoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diazepam | - |
Título: dc.title | O comportamento de crianças em tratamento odontológico : intervenção psicofarmacológica | - |
Título: dc.title | Children's behavior in dentistry treatment : psychopharmacological intervention | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: