Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Britto, Clovis Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874918 | - |
Descrição: dc.description | O artigo se inspira nas estratégias temáticas e estilísticas do poeta brasileiro Manoel de Barros (1916-2014), especialmente no conceito de “desobjetos”, para apresentar questões em torno da narrativa nos museus. A partir de uma perspectiva ensaística evidencia as exposições museológicas como instâncias de fricção e criação de uma narrativa singular instituída entre a “poética do espaço” e a “poética das coisas”. Analisa as especificidades das narrativas construídas nos museus por meio da prevalência da “linguagem dos objetos” reconhecendo-as como formas de extroversão dos indicadores de memórias e instâncias de ressignificação e reenquadramento do mundo. Essas leituras suscitam o diálogo com poéticas híbridas, acionadas no entre-lugar da materialidade do texto e da textualidade dos objetos. | - |
Descrição: dc.description | This paper is inspired by the thematic and stylistic strategies of the Brazilian poet Manoel de Barros (1916-2014), especially in the concept of “un-objects”, to present questions about the narrative in museums. From an es- sayistic perspective, it highlights museum exhi- bitions as instances of friction and creation of a singular narrative instituted between the “poetics of space” and the “poetics of things”. It analyzes the specificities of the narratives built in museums through the prevalence of the “language of objects”, recognizing them as forms of extroversion of the indicators of memories and instances of re-meaning and reframing the world. These readings give rise to a dialogue with hybrid poetics, triggered in between the materiality of the text and the textuality of the objects. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2021 Museologia & Interdisciplinaridade - (CC BY NC ND) - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/32245. Acesso em: 9 jun. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Barros, Manoel de, 1916- | - |
Título: dc.title | "Usar algumas palavras que ainda não tenham idioma" : os “desobjetos” de Manoel de Barros e a narrativa nos museus | - |
Título: dc.title | “Using some words that don’t have a language yet” : the ‘un-objects’ from Manoel de Barros and the narrative in museums | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: