As narrativas (auto)biográficas como Pedagogia de Resistência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Gehysa Lago-
Autor(es): dc.creatorBomfim, Vanessa Martins Farias Alves-
Autor(es): dc.creatorSouza, Rodrigo Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:07:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:07:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874895-
Descrição: dc.descriptionO artigo propõe o uso de narrativas (auto)biográficas na formação de docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em prisões, como uma estratégia de reflexão sobre o ofício docente em ambientes desafiadores para a educação emancipadora. Essas narrativas permitem que os participantes compartilhem suas experiências de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda do conhecimento e criando um ambiente colaborativo para compartilhar e ressignificar experiências. No artigo, também se discute a importância de ouvir e valorizar as histórias daqueles que foram silenciados, especialmente em contextos de privação de liberdade, permitindo-lhes pensar em uma atuação como protagonistas e não como reprodutores de uma epistemologia hegemônica e excludente. Isso permite uma análise crítica das respostas trazidas pelas informantes, no questionário e na entrevista narrativa que participaram, como reflexos de processos sociais e históricos mais amplos, bem como uma reflexão sobre a construção da identidade e do poder nas narrativas (auto)biográficas no processo formativo. Em última análise, a (auto)biografia é apresentada como uma formação para a resistência que promove a humanização, a libertação e a emancipação em contextos que tendem a esquecer o lado subjetivo e social.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo propone el uso de narrativas (auto)biográficas en la formación de docentes que trabajan en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en prisiones como una estrategia de reflexión sobre el trabajo docente en entornos desafiantes para la educación emancipadora. Estas narrativas permiten que los participantes compartan sus experiencias de aprendizaje, fomentando una comprensión más profunda del conocimiento y creando un ambiente colaborativo para compartir y resignificar experiencias. En el artículo también se discute la importancia de escuchar y valorar las historias de aquellos que han sido silenciados, especialmente en contextos de privación de libertad, permitiéndoles pensar en un rol como protagonistas y no como reproductores de una epistemología hegemónica y excluyente. Esto permite un análisis crítico de las respuestas proporcionadas por las informantes, tanto en el cuestionario como en la entrevista narrativa en la que participaron, como reflejos de procesos sociales e históricos más amplios, así como una reflexión sobre la construcción de la identidad y el poder en las narrativas (auto)biográficas en el proceso formativo. En última instancia, la (auto)biografía se presenta como una formación para la resistencia que promueve la humanización, la liberación y la emancipación en contextos que tienden a olvidar el lado subjetivo y social.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherRed Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY NC SA) Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas (auto)biográficas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPopulações vulneráveis-
Palavras-chave: dc.subjectEducação emancipadora-
Título: dc.titleAs narrativas (auto)biográficas como Pedagogia de Resistência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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