Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Andreia dos Santos Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874863 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo geral compreender representações sociais configuradas na subjetividade social de uma escola do Distrito Federal relativas ao trabalho pedagógico. Para tanto, o aporte teórico encontra-se na perspectiva culturalhistórica da subjetividade de González Rey (2015, 2017), conjuntamente com Moscovici (2003) e Jodelet (2017), que nos respaldam nos estudos acerca das representações sociais, e Villas Boas (2004) e Sousa (2014), que corroboram nossa abordagem do trabalho pedagógico. O percurso epistemológico/metodológico eleito se fundamenta na Metodologia Construtivo-interpretativa decorrente da Epistemologia Qualitativa de González Rey. A pesquisa ocorreu entre os anos de 2018 e 2019, em uma instituição da rede pública de ensino, localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal, que atende crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil. Por tratar do trabalho pedagógico realizado pela instituição como um todo, foram colaboradores desta pesquisa diferentes representantes dos segmentos da comunidade escolar. A produção das informações ocorreu por meio de instrumentos variados com o intuito de criar espaços dialógicos favorecedores da expressão do outro, com destaque para as dinâmicas conversacionais. As representações sociais foram compreendidas como produções subjetivas, configurações subjetivas complexas, que integraram elementos subjetivos gerados pelos agentes escolares, protagonistas na produção de representações sociais que caracterizam o trabalho pedagógico da escola. O modelo teórico da pesquisa foi construído a partir de quatro eixos de inteligibilidade: a) A coletividade e o senso de comunidade; b) UBUNTU, Eu sou, porque nós somos: A cultura de pertencimento; c) YU, U NOBUNTU: O sujeito gestor, tensionador da Subjetividade Social; d)UMUNTU NGUMUNTU NGABANTU: A construção relacional da cultura do brincar. As hipóteses produzidas nos permitiram compreender movimentos singulares presentes na subjetividade social da escola que se expressavam na organização do trabalho pedagógico. A coletividade como um aspecto preponderante da subjetividade social se mostrou favorecedora da produção de configurações subjetivas sociais. As diferentes relações e experiências singulares resultaram em diferentes respostas simbólicoemocionais ao vivido no espaço de convivência comum, que era a escola. O modelo teórico visou integrar ao estudo de representações sociais: fatos individuais e sociais, entendidos como um sistema único e recursivo; bem como processos afetivos e simbólicos em uma unidade, compreendidos como definição ontológica de sentidos subjetivos. Por fim, buscamos transcender a associação entre representações sociais e objetos como descrições simples de atributos compartilhados. | - |
Descrição: dc.description | This study aims at understanding social representations – related to pedagogical work – framed in the social subjectivity of a school located in the Federal District, Brazil. To achieve such aim, the theoretical basis of this study lay on the cultural-historical approach of subjectivity developed by González Rey (2015, 2017), jointly with Moscovici (2003) and Jodelet (2017), who endorse our studies about social representations, and with Villas Boas (2004) and Sousa (2014), who corroborate our approach of pedagogical work. The epistemological/methodological path chosen for this research was founded on the Constructive-interpretative Methodology, based on González Rey’s Qualitative Epistemology. The research was conducted between 2018 and 2019, with children of 4 and 5 years old from an early childhood education public school, located in an administrative region of the Federal District. Once the study concerned the whole of the pedagogical work of the institution, representatives of different strata of the school community collaborated with this research. The data production process required different instruments to achieve its aim of creating dialogic environments capable of stimulating the expression of otherness. Conversational dynamics were especially utilized. Social representations were seen as subjective productions – complex subjective configurations – which integrated subjective elements created by school agents – protagonists in the production of social representations – that characterize the pedagogical work of the school. The theoretical framework of the study was built on four axes of intelligibility: a) collectivity and sense of community; b) UBUNTU, I am, because we are: The culture of belonging; c) YU, U NOBUNTU: The managing subject, strainer of social subjectivity; d) UMUNTU NGUMUNTU NGABANTU: The relational construction of a culture of play. The produced hypotheses allowed us to understand singular movements present in school social subjectivity that affected the organization of pedagogical work. Collectivity seen as a major aspect of social subjectivity fostered the production of social subjective configurations. This corroborated the construction of a theoretical model that intended to integrate the following to the study of social representations: individual and social facts, understood as a unique and recursive system; as well as, affective and symbolic processes in a unity, as the ontological definition of subjective senses. Finally, we sought to transcend the association between social representations and objects as simple descriptions of shared attributes. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | Representações sociais configuradas na subjetividade social e suas expressões no trabalho pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: