Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoffmann, Valmir Emil | - |
Autor(es): dc.creator | Teles, Victor Rezende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:07:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:07:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31072 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874744 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2017. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta dissertação foi determinar as características dos stakeholders, das estratégias e dos recursos no INEP pós-evento crítico: o caso do Enem. O Instituto é o responsável pela produção e execução da prova. Dois momentos foram estudados: o furto da prova de 2009 e a invasão das escolas de 2016. Além disso, foi analisado o processo de tomada de decisão. Nesta pesquisa qualitativa, classificada como descritiva e exploratória, foram utilizados o modelo Salience para identificação dos stakeholders. Para classificá-los, utilizou-se a matriz de Savage et al. (1991). Os modelos são complementares entre si. Para discussão da tomada de decisão, utilizou-se os quatro modelos de Choo (2003): racional, político, processual e anárquico. Quanto às estratégias, adotou-se subcategorias ex post. Sobre os recursos, foi analisado e discutido por meio da Visão Baseada em Recursos. A pesquisa se justifica por causa dos escassos trabalhos no campo de estratégia no serviço público. Ela também é relevante por causa do impacto social do Enem na sociedade brasileira. Foram mais de 74 milhões de inscritos entre os anos de 1998 a 2016. Após 2009, o Enem se tornou o principal meio de acesso a universidade no País. Além disso, conhecer estes três construtos pode ajudar o INEP a mitigar efeitos nocivos de eventos críticos futuros. Como principais resultados, não há stakeholders definitivos influenciando diretamente os tomadores de decisão. Aliás, os decisores são formados por um grupo de pessoas que compõe a Alta Gestão. O processo de tomada de decisão é político, na maioria das vezes. Existiram mais estratégias mediatas e emergentes do que incrementais. Há recursos estratégicos sendo empregados no INEP para evitar eventos críticos. Por fim, foram propostas vinte sugestões de melhoria para a Autarquia. Cinco delas referentes ao Exame e a estrutura do INEP como um todo e as quinze demais referentes ao combate a possíveis novos eventos críticos. | - |
Descrição: dc.description | The general objective of this dissertation was to determine the characteristics of stakeholders, strategies and resources in the INEP post-critical event: the case of Enem. The Institute is responsible for the production and execution of the test. Two moments were studied: the theft of the 2009 test and the invasion of the schools of 2016. In addition, the decision-making process was analyzed. In this qualitative study, classified as descriptive and exploratory, the Salience model was used to identify the stakeholders. To classify them, we used the matrix of Savage et al. (1991). The models are complementary to each other. For discussion of decision making, the four models of Choo (2003) were used: rational, political, procedural and anarchic. As for the strategies, ex post subcategories were adopted. On features, it has been analyzed and discussed through Resource-Based View. The research is justified because of the scarce works in the field of strategy in the public service. It is also relevant because of Enem's social impact on Brazilian society. There were more than 74 million enrolled between 1998 and 2016. After 2009, Enem became the main means of access to university in the Country. In addition, knowing these three constructs can help INEP to mitigate the harmful effects of critical events futures. As main results, there are no definitive stakeholders directly influencing the decision makers. In fact, the decision makers are formed by a group of people who make up the High Management. The decision-making process is political, most of the time. There were more mediate and emerging strategies than incremental ones. There are strategic resources being employed at INEP to avoid critical events. Finally, twenty suggestions for improvement were proposed for the Autarchy. Five of them pertaining to the Exam and the structure of the INEP as a whole and the fifteen others on the fight against possible new critical events. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stakeholders | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) | - |
Título: dc.title | Características dos stakeholders, das estratégias e dos recursos pós-evento crítico no INEP : o caso do ENEM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: