Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
Autor(es): dc.creator | Figueirôa, Arthur de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31693 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874694 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2017. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa de mestrado tem como tema Histórias de Vida de professores de música das Escolas Parque de Brasília/DF. O interesse pelo tema, História de Vida de professores de música, surge com minhas interações no espaço escolar durante a graduação. A construção da problemática diz respeito à discussão com trabalhos da área de Educação Musical, na perspectiva das Histórias de Vida, narrativas e memórias de professores. A partir disso configuraram-se as questões e objetivos da pesquisa, quais sejam: compreender, na História de Vida de professores de música, como constroem laços com escola de educação básica; cujos desdobramentos são evidenciar como as experiências dessas professoras contribuem na formação desses laços, e entender nas narrativas (auto)biográficas como essas professoras se tornam sujeitos da experiência. Os conceitos operativos da pesquisa são norteados pelos pressupostos teóricos advindos das ideias de Abrahão (2007) sobre Histórias de Vida de Professores; Josso (2006; 2007) sobre as dimensões de ser-no-mundo e a constituição dos laços; e Passeggi (2016) e Contreras (2016) sobre as dimensões do sujeito da experiência. A abordagem teórico-metodológica é a Pesquisa (Auto)Biográfica, e a fonte utilizada é a entrevista narrativa (auto)biográfica (Souza, 2016). As colaboradoras da pesquisa são duas professoras das Escolas Parque de Brasília que possuem mais de vinte anos de experiência de docência de música. Para o processo de análise foram apreendidos os materiais biográficos das Histórias de Vida dessas professoras, cujos escritos foram devolvidos para elas separadamente, e as interpretações de suas narrativas foram ressignificadas por elas em uma segunda narrativa, se configurando um processo de análise narrativa. Os resultados apontam que a construção dos laços foi dada pelas professoras em suas narrativas, e, com tais narrativas é possível dizer que as professoras assumem a autoria do seu texto, de uma história que passa a existir pelos registros que fazem de si, quais sejam: pela formação com a música; pela História de Vida implicada com o contexto escolar; pelas práticas musicais de vida. Acredito que é a partir do movimento (auto)biográfico que o sujeito constrói e reconstrói novos sentidos para si mesmo. E é essa a figura de ligação das dimensões do Ser professor de música. Assim, a história de vida de professores é aprofundada por eles mesmos com o que emerge da sua relação com a escola, sendo essas ligações produzidas um dispositivo formativo para o sujeito – o laço. | - |
Descrição: dc.description | This present master's degree research has as a theme Life Histories of teachers of music of the Escolas Parque de Brasília/DF. The interest for the theme, Life History of music teachers’, appears with my interactions in the school space during the graduation time. The main concern of this study it is focused on the discussion works of the area of Musical Education, in the perspective of the Histories of Life, narratives and teachers' memoirs. Starting from that the subjects and objectives of this present research were configured, which are: to understand, in the Life History of music teachers, as they build bonds with school of basic education; whose unfoldings are to evidence as those teachers' experiences contribute in the formation of those bonds, and to understand in the biographical (selfie) narratives as those teachers becomes subject of the experience. The operative concepts of the research are orientated by the presuppositions theoretical from the ideas of Abrahão (2007) on Histories of Life of Teachers; Josso (2006; 2007) about the be-knot-world dimensions and the constitution of the bonds; and Passeggi (2016) and Contreras (2016) on the dimensions of the subject of the experience. The theorical and methodological approach it is the Biographical (selfie) Research, and the used source is the biographical (selfie) narrative interview (Souza 2016). The collaborators of the research are two teachers from Escolas Parque de Brasília that has more than twenty years of music teaching experience. For the analysis process the biographical materials of the Life Histories of those teachers were apprehended, whose writings were returned for them separately, and the interpretations of their narratives were transformed for them in a second narrative, if configuring a process of narrative analysis. The results point that the construction of the bonds was given by the teachers in their own narratives, and, with such narratives it is possible saying that the teachers assume the authorship of his/her text, of a history that begins to exist for the registrations that do of itself, which are: for the formation with the music; for the History of Life picked on the school context; for the musical practices of life. I believe that is starting from the (selfie) biographical movement that the subject builds and it rebuilds new senses for himself. And it is that the illustration of connection of the Being's music teacher dimensions. Like this, the history of teachers' life is deepened by themselves with what it emerges of his/her relationship with the school, being those produced connections a formative device for the subject – the bond. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Música (IdA MUS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas autobiográficas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo - infanto-juvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Parque - Brasília (DF) | - |
Título: dc.title | Construção de laços pelas experiências com as Escolas Parque de Brasília : a história de vida de duas professoras de música | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: