Modernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCyntrão, Sylvia Helena-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Patrícia Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2009-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4136-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874685-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2009.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo o estudo da obra de Chico Buarque de Hollanda, que cobre mais de 40 anos de produção artística contínua. Busca-se um perfil convergente do universo simbólico registrado conceitualmente como moderno e do universo simbólico denominado conceitualmente como pós-moderno em seu cancioneiro. Para se compreender melhor esse processo, é apresentada inicialmente uma análise cronológica dos dados biográficos de Chico Buarque a partir da década de 1960, que possibilita verificar os dois tempos do poeta, e como a persona, formada pela vivência pessoal, aparece como voz discursiva em sua obra. Em seguida, procura-se abordar teoricamente esses dois tempos históricos para que, num terceiro momento, seja apresentada uma análise comparativa a partir de letras de canções selecionadas. Nestas, propõe-se identificar os signos sociais e culturais representantes de uma voz moderna (exclusivista) em Baioque (1972), e de uma voz pós-moderna (inclusiva) em Paratodos (1993), Carioca (1998), Ode aos ratos (2006) e Subúrbio (2006).-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to study Chico Buarque de Hollanda‟s work, which covers more than 40 years of continuous artistic production. This study aims to reach a convergent profile of the symbolic universe registered conceptually as modern and also of the symbolic universe called conceptually as post-modern in his songbook. To understand this process better, a chronological jib from the decade of 1960 is presented initially, where the reference to Chico Buarque‟s biographical data makes possible to verify the two times of the poet, and as the persona, formed by the personal experience, appears as discursive voice in his work. After, we approach theoretically those two historical times and, in a third moment, a comparative analysis from lyrics of selected songs is presented. In these, it is proposed to identify the social and cultural signs representatives of a modern voice (exclusivist) in Baioque (1972), and of a post-modern voice (inclusive) in Paratodos (1993), Carioca (1998), Ode aos ratos (2006) and Subúrbio (2006).-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBuarque, Chico, 1944--
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade social-
Título: dc.titleModernidade e pós-modernidade na canção popular brasileira urbana : a voz ativa de Chico Buarque de Hollanda-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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