Relações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Bárbara Novaes-
Autor(es): dc.creatorSiqueira, Marcus Vinícius Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36412-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1413-2311.241.90087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874672-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é analisar, sob um enfoque crítico e reflexivo, a confiança e sua instrumentalização no discurso de gerentes como modalidade de controle de docentes em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, à luz da ideologia gerencialista em tempos de avanço neoliberal. É uma pesquisa exploratória-descritiva, com contribuições da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2016), da ideologia gerencialista e da sociologia clínica, realizada em um município de Minas Gerais com doze (12) gerentes de três (3) IES privadas. Os resultados revelaram que a comunicação e a expressão da confiança nas IES é instrumentalizada no discurso gerencial para eufemizar as relações de controle e dominação, por meio de estratégias ideológicas como: a criação de uma relação mais próxima com os docentes em prol do engajamento (por meio da gestão de afetos); a responsabilização do docente pela sua contratação e permanência (por meio do recalcamento da postura crítica); e a busca pela identificação total deles com a IES (por meio da idealização da instituição). Desse modo, há a inserção do docente em uma massa acrítica, sob os auspícios do poder gerencialista, que o coloca como um fiel servo da IES e não apenas dela, mas da lógica que o aprisiona afetivamente.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to analyze, under a critical and reflexive approach, the trust and its instrumentalization in the discourse of managers as a modality of control of teachers in Private Higher Education Institutions (HEI) in the light of the managerialist ideology in times of neoliberal advancement. It is an exploratory-descriptive research, with contributions the critical analysis of discourse (FAIRCLOUGH, 2016), managerialist ideology and clinical sociology, fulfilled in a municipality of Minas Gerais with 12 managers of 3 private HEIs. The results revealed that the communication and expression of trust in HEIs is instrumental in managerial discourse to euphemize the relations of control and domination, through ideological strategies such as: creating a closer relationship with teachers in favor of engagement (through management of affections); the teacher's responsibility for their hiring and permanence (through the repression of the critical posture); and the search for their total identification with the HEI (through the idealization of the institution). Thus, there is a teaching insertion in an uncritical mass, under the auspices of the managerial power that poses as a faithful servant of HEI and not only of it, but of a logic that imprisons him affectively.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de este estudio es analizar, bajo un enfoque crítico y reflexivo, la confianza y su instrumentalización en el discurso de gerentes como modalidad de control de docentes en Instituciones de Enseñanza Superior (IES) privadas a la luz de la ideología gerencialista en tiempos de avance neoliberal. Es una investigación exploratoria-descriptiva, con las contribuciones del análisis crítico del discurso (FAIRCLOUGH, 2016), de la ideología gerencialista y de la sociología clínica, realizada en un municipio de Minas Gerais con 12 gerentes de 3 IES privadas. Los resultados revelaron que la comunicación y expresión de la confianza en las IES es instrumentalizada en el discurso gerencial para eufemizar las relaciones de control y dominación, por medio de estrategias ideológicas como: la creación de una relación más cercana con los docentes en favor del compromiso (por medio de la gestión de afectos); la responsabilización del docente por su contratación y permanencia (por medio de la represión de la postura crítica); y la búsqueda por la identificación total de ellos con la IES (por medio de la idealización de la instituición). De este modo, hay la inserción del docente en una masa acrítica, bajo los auspicios del poder gerencialista que lo coloca como un fiel siervo de la IES y no sólo de ella, sino de una lógica que lo aprisiona afectivamente.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEscola de Administração da UFRGS-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC BY-NC)-
Palavras-chave: dc.subjectConfiança-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - corpo docente-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia gerencialista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleRelações de confiança e sua instrumentalização no controle de docentes em IES privadas-
Título: dc.titleRelationships of trust and its instrumentalization in the control of teachers in private heis-
Título: dc.titleRelaciones de confianza y su instrumentación en el control de docentes en IES privadas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.