Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mello, Dalva A. | - |
Autor(es): dc.creator | Rouquayrol, Maria Zélia | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Dominique | - |
Autor(es): dc.creator | Amadei, Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Janaina | - |
Autor(es): dc.creator | Bento, Lourdes F. | - |
Autor(es): dc.creator | Gondin, Janaina | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Janine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/25459 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000300015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874657 | - |
Descrição: dc.description | This study was conducted in a rural community, São João dos Queiróz, a township in the county of Quixadá, Ceará, Brazil, using a combination of participatory research and community education in compliance with the health promotion reference and principles of the 1986 Ottawa Charter. The project was joined by representatives of several local government institutions and organizations from the grassroots community movement. The theme generating the research, as defined by an assembly meeting of the community association, was a diagnosis of sanitation conditions in the community. The starting point was the assessment of local conditions. Results showed adverse local conditions in sanitation, literacy, income, and employment. Suggestions for solving the problems were organized so as to be included in the planning agenda for local health policies. Evaluation was procedural and enriched with daily research activities. The problem-solving pedagogical approach developed during the educational process contributed to a critical reconstruction, appropriation, and sharing of the resulting knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido em uma comunidade rural vila de São João dos Queiróz, Distrito do Município de Quixadá, Ceará, através da pesquisa participante articulada à educação popular, tendo como referencial a promoção à saúde de acordo com os princípios da Carta de Ottawa, 1986. Participaram do projeto representantes das diversas instituições públicas do distrito e entidades associativas ligadas ao movimento popular. O tema gerador, definido em assembléia da associação comunitária, foi o diagnóstico de saneamento, e o ponto de partida, o levantamento da condição situacional. Os resultados obtidos mostraram as precárias condições locais de saneamento, escolaridade, renda e trabalho. As sugestões para resoluções dos problemas foram organizadas para subsidiar a agenda de planejamento das políticas locais de saúde. A avaliação foi processual e enriquecida com práticas do cotidiano da pesquisa. A pedagogia problematizadora, desenvolvida durante o processo educativo, contribuiu para a construção e a reconstrução crítica dos conceitos de promoção à saúde e de saneamento, assim como para a efetivação da construção, apropriação e socialização dos conhecimentos produzidos. | - |
Descrição: dc.description | Em processamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação comunitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saneamento | - |
Título: dc.title | Promoção à saúde e educação: diagnóstico de saneamento através da pesquisa participante articulada à educação popular (Distrito São João dos Queiróz, Quixadá, Ceará, Brasil) | - |
Título: dc.title | Health promotion and education: a diagnosis of sanitation conditions using participatory research and community education (São João dos Queiróz, Quixadá, Ceará, Brazil) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: