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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Figueira, Anie Caroline Afonso | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874605 | - |
Descrição: dc.description | O Mercado Sul é uma ocupação cultural que remonta a construção de Brasília e é constituída de pessoas que reivindicam os saberes ancestrais dos seus antepassados negros, nordestinos e indígenas que vieram em 1956 para construir a nova Capital. O objetivo é demonstrar a existência de vestígios da cultura material sertaneja como uma insurgência urbana que compõe a vida cotidiana na cidade, por meio da peça de Teatro Tawá-Tinga: O rio, a cidade e a onça. Sabemos o quanto a historiografia oficial tende a contar a história das periferias urbanas a partir das ausências- daquilo que não há nos territórios- numa perspectiva que reduz a experiência diversa e rica da vida cotidiana a um fracasso em termos de produção do espaço urbano cotidiano e coletivo. O método de pesquisa se dá em duas instâncias, a saber: 1) explicar as sobrevivências da vida cotidiana das cidade ; 2) colocando o foco sobre o âmbito da reprodução social (que problematiza e explica como o trabalho de cuidado da classe trabalhadora foi historicamente generificado e atribuído às mulheres adotar a abordagem de Lélia Gonzalez, que nos mostra os modos de trabalho impostos compulsoriamente às mulheres pretas e pardas. O argumento principal do artigo, desenvolverá as seguintes relações, está estruturado em 2 partes: 1) o conceito de sertão em Clóvis Moura e o Mercado Sul enquanto uma ocupação cultural insurgente; 2) o espetáculo da Onça Yayá, a Casa Moringa e as mulheres brincantes. A possível conclusão é a de que a produção cultural do Distrito Federal periférico, a maioria da cidade que compõe a Brasília metropolitana, é constituída das ruínas do processo colonial, da destruição dos povos quilombolas e originários e da sua sobrevivência nos traços culturais que constituem a identidade em disputa do que é ser brasiliense. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | DINÂMIA’CET-IUL | - |
Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10071/32388 | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taguatinga (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Insurgência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Título: dc.title | Tawá-Tinga : o rio, a cidade e a onça : resistência cultural das mulheres do Mercado Sul em Taguatinga, Brasília | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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