Tawá-Tinga : o rio, a cidade e a onça : resistência cultural das mulheres do Mercado Sul em Taguatinga, Brasília

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueira, Anie Caroline Afonso-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carolina Pescatori Candido da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874605-
Descrição: dc.descriptionO Mercado Sul é uma ocupação cultural que remonta a construção de Brasília e é constituída de pessoas que reivindicam os saberes ancestrais dos seus antepassados negros, nordestinos e indígenas que vieram em 1956 para construir a nova Capital. O objetivo é demonstrar a existência de vestígios da cultura material sertaneja como uma insurgência urbana que compõe a vida cotidiana na cidade, por meio da peça de Teatro Tawá-Tinga: O rio, a cidade e a onça. Sabemos o quanto a historiografia oficial tende a contar a história das periferias urbanas a partir das ausências- daquilo que não há nos territórios- numa perspectiva que reduz a experiência diversa e rica da vida cotidiana a um fracasso em termos de produção do espaço urbano cotidiano e coletivo. O método de pesquisa se dá em duas instâncias, a saber: 1) explicar as sobrevivências da vida cotidiana das cidade ; 2) colocando o foco sobre o âmbito da reprodução social (que problematiza e explica como o trabalho de cuidado da classe trabalhadora foi historicamente generificado e atribuído às mulheres adotar a abordagem de Lélia Gonzalez, que nos mostra os modos de trabalho impostos compulsoriamente às mulheres pretas e pardas. O argumento principal do artigo, desenvolverá as seguintes relações, está estruturado em 2 partes: 1) o conceito de sertão em Clóvis Moura e o Mercado Sul enquanto uma ocupação cultural insurgente; 2) o espetáculo da Onça Yayá, a Casa Moringa e as mulheres brincantes. A possível conclusão é a de que a produção cultural do Distrito Federal periférico, a maioria da cidade que compõe a Brasília metropolitana, é constituída das ruínas do processo colonial, da destruição dos povos quilombolas e originários e da sua sobrevivência nos traços culturais que constituem a identidade em disputa do que é ser brasiliense.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherDINÂMIA’CET-IUL-
Relação: dc.relationhttp://hdl.handle.net/10071/32388-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTaguatinga (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectInsurgência-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Título: dc.titleTawá-Tinga : o rio, a cidade e a onça : resistência cultural das mulheres do Mercado Sul em Taguatinga, Brasília-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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