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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do DF | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Perpétuo, Lenilda Damasceno | - |
Autor(es): dc.creator | Rêses, Erlando da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48275 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874582 | - |
Descrição: dc.description | O presente texto objetiva apresentar, em linhas gerais, o povo cigano calon no Distrito Federal e sua relação com a luta e a conquista de direitos, sobretudo no âmbito da educação formal e direitos humanos. A Comunidade cigana calon passa por um processo de mudança cultural e transita de uma situação de nomadismo para o sedentarismo, são dotados de saberes acumulados na experiência e materialização, ancorados na sua suposta cultura de “vida livre”. Sendo assim, lutam diariamente para conquistarem credenciais que legitimam o conhecimento científico, amparam suas entradas, acessos e permanências nos espaços públicos e privados de educação e direito coletivo. Devido a sua cultura pouco compreendida e os estereótipos marcados por um histórico de racismos e preconceitos encontram inúmeras dificuldades de adaptação ao modelo estabelecido de escolarização. Desse modo, a educação formal, a moradia fixa ainda são espaços de estranhamento e não pertencimento identitário. Tendo em vista isso, este trabalho aborda o percurso histórico cultural dos povos ciganos, contribuindo para a análise e a compreensão das associações entre etnicidade cigana e a escolarização, buscando identificar uma política intercultural amparada pelos Direitos Humanos, com base em pesquisa bibliográfica e dados de pesquisa-ação na comunidade cigana, situada na Rota do Cavalo, em Sobradinho-DF. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília | - |
Relação: dc.relation | https://direitoachadonarua.wordpress.com/wp-content/uploads/2020/12/texto-gt-01-para-publicacao.pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Povos tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciganos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O direito à educação : desafios e possibilidades para o povo cigano Calon | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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