Ciclo de vida de competências organizacionais : o caso de uma organização do setor elétrico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Tomás de Aquino-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernando Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2006-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2006-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874563-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2006.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo descrever o desenvolvimento de competências organizacionais em uma organização do setor elétrico brasileiro. Para tanto, a concepção de ciclo de vida de Helfat e Peteraf (2003) foi utilizada para análise do desenvolvimento de competências e a estrutura analítica de Figueiredo (2003) fundamentou a compreensão de processos de aprendizagem. Na primeira fase da pesquisa, cujo objetivo foi identificar as competências organizacionais, foram realizadas 35 entrevistas. Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica de categorização com auxílio do software Atlas.ti. Na segunda fase, que buscou verificar o ciclo de vida de duas competências identificadas, foram realizadas análise de documentos e entrevistas com 4 gerentes da organização em estudo. Como resultado, onze competências organizacionais foram identificadas: gestão de pessoas, gestão do conhecimento e da informação, gestão social e ambiental, regulação e relações institucionais, comercialização de energia, gestão de custos, parcerias e alianças estratégicas, estratégia e gestão de negócios, operação e manutenção de sistemas elétricos de geração, operação e manutenção de sistemas elétricos de transmissão e planejamento e implementação de empreendimentos de energia. A análise do ciclo de vida da competência ‘operação e manutenção de sistemas elétricos’ permitiu evidenciar um estágio de recombinação decorrente da implementação do programa Manutenção Produtiva Total e um estágio de renovação oriundo da utilização dos softwares InfoPR e módulo PM do Sap/R3. Já a análise da ‘gestão social e ambiental’ destacou um estágio de redução decorrente de reestruturação do Estado e de uma possível privatização de empresas estatais e um estágio de renovação devido à necessidade de viabilização de empreendimentos. Pode-se concluir, a partir do caso estudado, que as competências da organização selecionadas para análise do ciclo de vida tiveram uma trajetória de desenvolvimento bastante influenciada por aspectos político-legais. Em função dos resultados, recomenda-se que a organização aprimore os processos de aprendizagem relacionados às competências institucionais e empresariais, visto que, na percepção dos entrevistados, essa organização do setor elétrico ainda não domina essas competências. Recomenda-se também a estruturação dos registros da aprendizagem que ocorre na organização, pois essas informações permitirão futuras análises e avaliações de desempenho coletivo e individual. Por fim, sugere-se que a empresa, de fato, restabeleça alguns pilares do programa Manutenção Produtiva Total ou implemente outra metodologia de gestão, que reestruture a disciplina e a motivação dos colaboradores em atividades de prevenção à indisponibilidade nos sistemas elétricos. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe present study had the objective of describing the development of organizational competencies in a Brazilian electrical sector organization. For this purpose, Helfat and Peteraf’s lifecycle concept (2003) was used to analyze the development of competencies and Figueiredo’s analytical structure (2003) was the basis for an understanding of learning processes. In the first phase of the research, whose objective was to identify organizational competencies, thirty-five interviews were carried out. The categorization technique was used to analyze the data with the help of Atlas.ti software. In the second phase, which examined the lifecycles of two of the competencies, documents and interviews with four managers of the organization under study were analyzed. As a result, eleven organizational competencies were identified: people management, knowledge and information management, social and environmental management, institutional relations and regulation, energy sales, cost management, partnerships and strategic alliances, electrical transmission system operation and maintenance, electrical generation system operation and maintenance, and planning and implementation of energy projects. The lifecycle analysis of the “electrical system operation and maintenance” competency showed a stage of recombination arising from the implementation of the Total Productive Maintenance program and a stage of renewal arising from utilization of the InfoPR and SAP/R3 module software. The analysis of “social and environmental management” highlighted a stage of retrenchment arising from the restructuring of the State and from a possible privatization of state companies and a stage of renewal owing to the necessity of making projects viable. On the basis of this case, it can be concluded that the development of the organizational competencies selected for lifecycle analysis was substantially influenced by political and legal factors. On the basis of the results, it is recommended that the organization improve the learning processes related to institutional and managerial competencies since, in the view of the interviewees, this electric sector organization has not yet mastered these competencies. The structuring of records of learning occurring in the organization is also recommended, because this information will permit future analyses and evaluations of collective and individual performance. Finally, it is suggested that the company actually reestablish certain pillars of the Total Productive Maintenance Program or implement another management methodology which will restructure the discipline and motivation of employees involved in keeping electrical systems on line.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Administração (FACE ADM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Administração-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência organizacional-
Título: dc.titleCiclo de vida de competências organizacionais : o caso de uma organização do setor elétrico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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