Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Jorge, Thaïs de Mendonça | - |
Autor(es): dc.creator | González Fernandes, Sarita | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23555 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23555 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874524 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017. | - |
Descrição: dc.description | O advento da internet e da web provocou mudanças no jornalismo no que tange à forma de produzir, publicar e veicular notícias, e levou ao surgimento do webjornalismo. Tempo e jornalismo sempre caminharam juntos, mas as novas ferramentas tecnológicas e a pressão do chamado “tempo real” sugerem um tensionamento das rotinas produtivas nas redações convergentes. Atrelado a isso, as redações iniciaram um processo de convergência de meios, com impactos também sobre os profissionais da notícia. Para investigar a relação entre as especificidades do tempo no webjornalismo e a identidade profissional dos webjornalistas, esta pesquisa utilizou métodos qualitativos: foram empregados recursos inspirados na etnografia; observação e entrevistas com jornalistas de três veículos, dois de Brasília e um de São Paulo, capital. A pesquisa tem por objetivo mostrar como esses profissionais trabalham e se relacionam em meio a uma acelerada produção de notícias, contexto em que as hard news – notícias que precisam ser divulgadas com rapidez – suscitam ainda mais urgência. Como resultado, constataram-se diferentes perfis de jornalistas em termos de atribuições e de relação com o tempo operando em redações convergentes. Ademais, perceberam-se profissionais fortemente impactados pela pressão do tempo, sobretudo no momento de publicar uma notícia na web. Isso tudo acontece atrelado ao aumento de atividades e funções devido a demissões e à preocupação com os portais jornalísticos concorrentes, o que denota uma profunda identificação com a necessidade de ser ágil e veloz. A partir da teoria do newsmaking, reflete-se sobre a cultura profissional e o modo de fazer notícias no webjornalismo, num cenário de velocidade. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Comunicação (FAC) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo eletrônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalistas | - |
Título: dc.title | Pressão do tempo no webjornalismo : uma análise sobre a identidade do webjornalista na produção de hard news em um contexto de convergência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: