
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.creator | Vargas, Lucas Gabriel Corrêa | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46059 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874491 | - |
| Descrição: dc.description | Este capítulo tem como objetivo realizar uma leitura histórica do processo de urbanização de uma cidade do interior do Brasil, Anápolis, no estado de Goiás, no início do século XX. Sabendo-se que a historiografia do urbanismo do Brasil focou de forma excessiva na análise do processo de urbanização da região litorânea e das capitais, o presente trabalho traz como contribuição a problematização da urbanização da hinterlândia brasileira a partir do caso de Anápolis, procurando destacar suas especificidades e limitações. A pesquisa utilizou-se da historiografia urbana de Anápolis, além de extensa pesquisa no Acervo Físico e Digital do Museu Histórico de Anápolis, além do Centro de Pesquisa e Documentação da Câmara Municipal, incluindo registros de projetos e obras de infraestrutura urbana, além de jornais locais. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Instituto Universitário de Lisboa | - |
| Relação: dc.relation | http://hdl.handle.net/10071/26169 | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Urbanização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infraestrutura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anápolis (GO) | - |
| Título: dc.title | Urbanização e infraestrutura no interior do Brasil : um estudo sobre Anápolis, Goiás, no início do século XX | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: