Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pianto, Maria Eduarda Tannuri | - |
Autor(es): dc.creator | Coutinho, João Pedro Pasqualeto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874490 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2022. | - |
Descrição: dc.description | O efeito da qualidade da instituição de ensino superior nos salários e inserção no mercado de trabalho é um objeto de estudo recorrente na literatura de economia do trabalho. Esta dissertação de mestrado se propõe a responder à pergunta: qual o impacto da qualidade do ensino superior nos salários e inserção dos indivíduos no mercado de trabalho formal brasileiro? Para isso, utilizo a base de dados do ENADE para o triênio de 2004-2006 em conjunto com os dados da RAIS para os anos de 2010 e 2015. Com elas, é possível não só classificar os cursos de acordo com a qualidade avaliada pelo INEP, como também ter acesso a diversas características socioeconômicas, salários, horas trabalhadas, área de trabalho e posição ocupada no mercado de trabalho. Com esses parâmetros principais, utilizo o mecanismo de identificação de causalidade Propensity Score Matching. Minhas estimativas indicam que há um efeito positivo na qualidade dos empregos daqueles que frequentam instituições de ensino superior com nota máxima no ENADE, com maiores salários futuros, porém não há impacto na empregabilidade. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | Estimates of the effect of college quality in future wages are a recurring object of study in labor economics. This master’s dissertation proposes to answer the following question: what is the impact of undergraduate education quality in participation and wages in the formal job market in Brazil. To do so, I use the identified database of ENADE for the 2004-2006 triennium along with the RAIS database for 2010 and 2015. With them, it is possible not only to classify the courses according to the INEP classification, but also have access to several socioeconomic characteristics, hours in the job, occupation, and wages. With these main parameters, I use the causality identification method of Propensity Score Matching. My estimates show that there is a positive effect in future wages in the Brazilian formal job market of those who attend the best rated higher education institutions, but not in employability. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Economia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior - qualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho - inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propensity Score Matching | - |
Título: dc.title | O efeito da qualidade do ensino superior na inserção e salários futuros no mercado de trabalho formal do Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: