Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Fabio Hernandez de-
Autor(es): dc.creatorFlores, Eileen Pfeiffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30131-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874459-
Descrição: dc.descriptionInvestigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.-
Descrição: dc.descriptionWe investigated the effects of dialogic reading - reading aloud interspersed with questions and feedback based on narrative thematic dimensions (functions) - on the comprehension of brother Grimm’s tales. Twenty-two tales were read individually to three children (aged 8, 8 and 13 years), in a baseline condition (Straight reading) and intervention (Dialogic reading), using multiple baseline design across participants. Comprehension was assessed through percentage of story events and narrative functions verbalized during retelling tasks. Correspondence between tales and retelling was higher under the Dialogic Reading condition, especially for narrative functions. The role of questions, differential reinforcement and text are discussed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectCompreensão na leitura-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento - avaliação-
Título: dc.titleCompreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa-
Título: dc.titleComprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.