Aprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDeus, Eduardo Di-
Autor(es): dc.creatorBrandão, Larissa Vargas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47122-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874410-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho que se segue é resultado de pesquisa realizada na Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, no Distrito Federal, caracterizada por atender pessoas em situação de rua. Minha motivação para empreender o projeto se deu a partir da reflexão a respeito da escolarização de estudantes tomados por múltiplas vulnerabilidades. Nesse sentido, busquei entender como os conhecimentos iniciais desses estudantes, aqueles não escolares, participam do processo de aprendizagem. Para tanto, escolhi como metodologia a etnografia, que me permitiu adentrar o espaço escolar e me relacionar com as pessoas, sujeitos da pesquisa. No texto que segue, traço alguns pontos importantes para a criação da escola e discuto as políticas públicas e movimentos da sociedade civil que legitimam seu trabalho. Além disso, falo da estruturação do projeto a partir de minha formação inicial em Educação Artística e o posterior alinhamento das minhas práticas docentes com a Educação Ambiental e a Educação em e para Direitos Humanos, sendo esses os eixos temáticos para o produto técnico que apresento como resultado de pesquisa, a Oficina do Bem Viver, construída com um olhar decolonial, transdisciplinar e pautado em princípios de cosmologias de povos andinos e amazônicos, o Bem Viver. Por fim, compartilho um resumo dos encontros, dos debates, além de alguns achados e reflexões que surgiram nas atividades da oficina, buscando compreender o processo de escolarização das pessoas em situação de rua no DF.-
Descrição: dc.descriptionThe following work results from a research carried out at the Escola Meninos e Meninas do Parque - EMMP, in the Federal District of Brazil, which is characterized by serving homeless people. My motivation to undertake the project was based on the consideration of the schooling of students with multiple vulnerabilities. In this sense, I sought to understand how the previous knowledge of these students, prior to school experience, participate in the learning process. To this end, I chose ethnography as my methodology, which allowed me to enter the school space and relate to the people, the subjects of the research. In the text that follows, I outline some important points for the creation of the school and discuss the public policies and civil society movements that legitimize its work. In addition, I discuss the structuring of the project based on my initial training in Art Education and the subsequent alignment of my teaching practices with Environmental Education and Education in and for Human Rights, these being the thematic axes for the technical product that I present as a research result, the Living Well Workshop, built with a decolonial, transdisciplinary look and based on principles of cosmologies of Andean and Amazonian peoples, the Living Well. Finally, I share a summary of the meetings, the debates, as well as some findings and reflections that emerged in the workshop activities, seeking to understand the process of schooling of homeless people in the Federal District.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas em situação de rua-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEtnografia-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Título: dc.titleAprendizagens e bem viver - uma abordagem etnográfica sobre a escolarização de pessoas em situação de rua-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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