Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Diva do Couto Gontijo | - |
Autor(es): dc.creator | Iamashita, Léa Maria Carrer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:06:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:06:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874362 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2010. | - |
Descrição: dc.description | Na presente tese analisamos a modernização política da sociedade maranhense durante a experiência regencial, priorizando sua expressão mais violenta, a Revolta da Balaiada. Buscamos compreender a dinâmica e o funcionamento do jogo político regencial segundo o ordenamento moderno da sociedade brasileira, analisando práticas e valores que o efetivaram, não apenas no espaço institucional, mas, difundidas pelo e no tecido social. Como corpus documental, consideramos fontes governamentais e não- governamentais e, sobretudo Queixas, Requerimentos e Manifestos provenientes de populares, e também correspondência dos rebeldes balaios. Priorizamos, na construção do objeto de estudo, a leitura, o modo de ver da sociedade maranhense acerca do projeto modernizador, bem como a protagonização rebelde no movimento da Balaiada. Articulando aqueles múltiplos discursos com as práticas de montagens e desmontagens de instituições durante a Regência, com idas e vindas da legislação geral e provincial, procuramos entender os impasses, as resistências, as negociações e os rumos políticos da experiência modernizadora no Maranhão regencial. Num sentido mais amplo, nosso interesse foi também o de articular a cultura política da rebeldia ao entendimento da relação Estado/sociedade civil durante a construção do Estado e da nação brasileiros, priorizando a perspectiva da sociedade e de suas camadas populares. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | We analyze the political modernization of society in Maranhão during the regency experience in this thesis, giving priority to its most violent expression, the Balaiada Rebellion. We seek to understand the dynamics and functioning of the political regency game according to modern order Brazilian society, by analyzing practices and values that brought it about, not only in the institutional space, but also transmitted by and in social texture. As documentary corpus, we consider governmental and non- governmental sources and, above all Protests, Requirements and Public Statements from the community and also correspondence from the Balaio rebels. We give priority in the study object construction to reading and the way of looking upon the society in Maranhão regarding the modernizing project, as well as the rebel disturbances in the Balaiada movement. Articulating those multiple discourses with the setting up and dismantling practices of institutions during the Regency, with the coming and going of general and provincial legislation, we seek to understand the deadlocks, the resistances, negotiations and political trends of the modernization experience in regency Maranhão. Our interest, in a wider sense, was to also articulate the political culture of the obstinacy with the understanding of the State/civil society relationship during the State construction and of the Brazilian nation, giving priority to the perspective of the society and of its popular layers. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de História (ICH HIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - história Balaiada, 1838-1841 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maranhão (Estado) - história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança social | - |
Título: dc.title | Modernização e rebeldia : a dinâmica da política regencial e a Revolta da Balaiada no Maranhão (1831-1841) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: