Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cunha, Allann Carneiro | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Carolina Moreira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Mariane Marques dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Miriam Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Casais, Noêmia Aragão | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Josenaide Engracia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:05:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:05:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13142 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.5020/18061230.2009.p264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874245 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Compartilhar uma experiência de articulação entre atenção primária e saúde mental por meio de apoio matricial. Método: Pesquisa realizada no período de março a dezembro de 2007, no bairro de Pernambués, Distrito de Cabula-beiru, em Salvador – Bahia. A construção compartilhada do conhecimento foi realizada pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Núcleo de Saúde Mental da Universidade do Estado da Bahia, com Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Reuniões, discussões e visitas domiciliares foram utilizadas como técnicas e instrumentos de compartilhamento, com registros fonográfico, fotográfico e em relatório. As informações obtidas foram avaliadas quanto aos seus conteúdos e divididas em fases e categorias. Resultados: determinaramse as seguintes fases a partir da técnica: aproximação, fortalecimento de vínculos, trabalho conjunto e conclusão. Os resultados foram analisados a partir da interatividade de cooperação cotidiana dos ACS, obtendo-se assim o desenvolvimento de um espírito crítico na análise da relação da atenção primária e saúde mental. Considerações finais: A informação e discussão das experiências produziram significativa aprendizagem, além de promoção de saúde a todos os envolvidos no processo: ACS, famílias cuidadas e residentes. ________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | Objective: To share an experience of a link between primary care and mental health by means of matrix support. Method: A survey conducted from March to December 2007, in Pernambués neighborhood, District of Cabula-beiru, in Salvador - Bahia. The shared knowledge construction was carried out by residents of the Multidisciplinary Residency Program in Health from the Nucleus of Mental Health, State University of Bahia, with Community Health Agents (ACS). Meetings, discussions and domiciliary visits were applyed as sharing technics and tools with phonographic recording, photographic register and report. The obtained information were evaluated regarding their content and were divided into stages and categories. Results: We determined the following stages by means of the technique: approach, ties’ strengthening, teamwork and conclusion. The results were analyzed based on the ACS’ everyday interactivity for cooperation, thus obtaining the development of a critical spirit in the assesment of the relationship between primary care and mental health. Final Considerations: The exchange of experiences produced significant learning, besides health promotion for all those involved in the process: ACS, families cared for and residents. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
Descrição: dc.description | Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor da revista, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção primária à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agentes comunitários de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde comunitária | - |
Título: dc.title | Saúde mental e atenção primária : uma experiência com agentes comunitários de saúde em Salvador-BA | - |
Título: dc.title | Mental health and primary care : an experience with community health agents in Salvador-BA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: