Representações sociais da discriminação racial por adolescentes no contexto escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Gildete Rainha de-
Autor(es): dc.creatorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2010-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2009-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6227-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874155-
Descrição: dc.descriptionA escola, enquanto instituição que exerce um papel político definido segundo os interesses em jogo no cenário social, não consegue ficar imune à discriminação racial. O presente estudo analisa as representações sociais de 140 adolescentes, de ambos os gêneros, matriculados em escolas públicas de Ensino Médio, em Ceilândia/DF, sobre situações de discriminação vivenciadas no cotidiano. Pretende-se compreender se os adolescentes possuem uma visão crítica dos mecanismos de exclusão social. Os resultados subsidiam a discussão sobre a cultura negra e a participação do negro nas atividades da cultura corporal do movimento, trazendo o tema para dentro das aulas de Educação Física. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe school plays a political role defined according to the interests belonging to the social scenario and can not be immune to racial discrimination. This study analyzes the social representations of 140 teenagers, from both genders, studying in public High- Schools in Ceilândia/DF/Brazil, if they have already suffered any kind of racial discrimination. It is intended to understand if they have a critical view of its social implications. The results will contribute to support a discussion about to the afro culture and the black people participation in the corporal culture of movement, bringing up the theme to the Physical Education classes. ___________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionLa escuela tiene un papel político definido por los intereses en juego en la realidad social. Este estudio analiza las representaciones sociales de 140 adolescentes, de ambos sexos, matriculados en las escuelas públicas secundarias en Ceilândia/DF/Brasil, por la discriminación racial que sufren en la vida cotidiana. La intención es verificar si los adolescentes tienen una visión crítica de los mecanismos de exclusión social. Los resultados apoyan el debate sobre la cultura y la participación del negro en las actividades de la cultura del cuerpo in movimiento, con el fin de llevar el debate a la clase de Educación Física-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação racial-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Título: dc.titleRepresentações sociais da discriminação racial por adolescentes no contexto escolar-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.