Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tarapanoff, Kira | - |
Autor(es): dc.creator | Suaiden, Emir José | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cecília Leite | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:05:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:05:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/884 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/884 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/874016 | - |
Descrição: dc.description | No contexto da sociedade em rede são discutidas funções sociais e delineados alguns perfis de atuação para profissionais da informação. Dentre as funções sociais delineadas estão as educativa e a de mediação. A educativa relaciona-se à alfabetização em informação e a segunda à animação da inteligência coletiva. Dentre os papéis profissionais emergentes são enumerados e brevemente discutidos os seguintes perfis: gestores da informação; trabalhadores do conhecimento; gestores e engenheiros do conhecimento; especialistas de informação. Conclui-se que não há um perfil único para o profissional da informação, que como um "soldado universal" atenderia a todas as demandas de formação nas organizações e na sociedade. Há papéis a serem preenchidos e demandas specíficas a serem atendidas por profissionais com os mais diversos perfis, consagrados e emergentes, mas que têm como único objetivo o trabalho com a informação e o conhecimento, agregando valor à primeira e facilitando o acesso e transferindo informação e o conhecimento para todos. | - |
Descrição: dc.description | In the context of the new communication economy, that has the net as its icon, there are discussed social functions and new profiles for the information professionals, including librarians. Among the social functions put into discussion are the educational role and the mediator's role. The first relates to the literacy in information and the second to the role of cultural "animator" and collective intelligence moderator in the society. Among the professional profiles, specially in organizations, there are discussed briefly the following: information manager; knowledge worker; knowledge manager and engineer; information specialists. It is concluded that there is no such a thing as an unique information professional profile, similar to an "universal soldier", who would attend all the information and knowledge needs and demands in organizations and society. There are roles to be fulfilled and specific demands for information professionals with a variety of known and emerging profiles, but that have as common objective - the work with information and knowledge, adding value to the first and facilitating the access and transferring information and knowledge for all. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissional da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perfil profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Título: dc.title | Funções sociais e oportunidades para profissionais da informação | - |
Título: dc.title | Social functions and working opportunities for information professionals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: