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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dalcastagnè, Regina | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Ludimila Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:05:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:05:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9609 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873988 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literaturas, 2011. | - |
Descrição: dc.description | Proponho nessa dissertação uma leitura que permita que, entre a miríade de produções e performances de Patrícia Galvão — jornalista, artista plástica, escritora, teatróloga — o romance proletário Parque Industrial (1933) e sua carta autobiográfica (1940) se desdobrem a partir de suas matrizes de sentido. A pesquisa também indaga em algumas séries discursivas — jornalísticas, policial, fílmicas, televisiva, historiográficas — o investimento feito na construção/propagação de sentidos pejorativos e seus efeitos de verdade que constroem o mito Pagu. Busco deslindar uma rede de comprometimentos discursivos com o dispositivo da sexualidade e focalizo como esses discursos normativos, ao instituírem hierarquias de gênero, disponibilizam pressupostos que impedem interpretações coerentes à artista. Entre suas produções ficcionais, artigos jornalísticos, arranjos-militâncias políticas, narrativa autobiográfica, Patrícia Galvão apresentou discussões, personagens, performances que confrontaram violências instituídas pelo Estado e seus projetos normatizadores de identidade nacional, multiplicando efetivamente as possibilidades de atuação da literatura, do jornalismo e da política. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | I propose in this dissertation a reading that allows, among the myriad of productions and performances by Patrícia Galvao — journalist, plastic artist, writer, playwright — the proletarian novel Park industrial (1933) and her autobiographical letter (1940) unfold from their matrices of meaning. The survey also asks for some discursive series — news, police, filmic, television, historiography — the investment in the construction/ propagation of pejorative meanings and effects that build real myth Pagu. I seek to unravel a network of discursive commitments with the device of sexuality and focus on how these normative discourses, to establish hierarchies of gender, offer assumptions that prevent interpretations consistents the artist. Among her productions fiction, journalistic articles, arrangements, militant politics, autobiographical narrative, Patrícia Galvão presented arguments, characters, performances that confront violence imposed by the state and its standard-setting projects of national identity, effectively multiplying the performance possibilities of literature, journalism and policy. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Galvão, Patrícia, 1910-1962 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Militância | - |
Título: dc.title | Entreatos de uma vida não fascista : as múltiplas faces de Patrícia Galvão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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