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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hanna, Elenice Seixas | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Rebeca Morais de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:05:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:05:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13116 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873956 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento, 2013. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo investigou o efeito do uso de fragmentos melódicos com e sem significado em procedimento de ensino de leitura musical, baseado no paradigma da equivalência de estímulos. Doze estudantes universitários foram divididos em 3 condições experimentais: Condição 1 Significado, fragmentos melódicos com uma história prévia; Condição 2 Significado construído, fragmentos melódicos com uma história criada experimentalmente; e Condição 3 Sem significado, fragmentos melódicos sem história prévia. Foram utilizados seis conjuntos de estímulos: fragmentos melódicos de 4 notas (A), partituras em clave de fá (B), desenho do teclado com teclas marcadas (C), figuras (D), fragmentos melódicos de 10 notas (E), e trechos de 30s de músicas populares (F). Os participantes realizaram duas fases experimentais que intercalaram treinos das relações AB e BC e testes em que foram avaliados a formação de classes de estímulos musicais equivalentes, o desenvolvimento da leitura musical recombinativa e o tocar o teclado. Participantes da Condição 1 foram escolhidos com base em avaliação inicial de significado das músicas. Na Condição 2, foram ensinadas antes dos treinos as relações entre figuras abstratas e fragmentos melódicos inventados. A Condição 1 produziu resultados mais altos que os participantes das outras duas condições no teste de formação de classes, enquanto os participantes da Condição 3 apresentaram melhor desempenho nos testes de leitura recombinativa e no teste de tocar teclado. A familiaridade com músicas utilizadas no ensino de leitura de partitura parece ter facilitado a aprendizagem das relações ensinadas, mas retardado a leitura recombinativa. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The present study investigated the effect of using melodic fragments with and without meaning in the teaching procedure of musical reading, based on the paradigm of stimulus equivalence. Twelve students were divided into three experimental conditions: Condition 1 Meaning, melodic with previous history; Condition 2 Built meaning, melodic fragments with history created experimentally, and Condition 3 - No meaningless, melodic fragments without history. Six sets of stimuli were used: melodic fragments of 4 notes (A), musical escore in bass clef (B), keyboard picture with marked keys (C), Pictures (D), melodic fragments of 10 notes (E), and snippets of popular songs with 30s (F). Participants performed two experimental phases that drills interspersed relations AB and BC and tests that evaluated the formation of equivalent stimuli musical classes, the development of recombinative musical reading and playing the keyboard. Participants in Condition 1 were chosen based on initial assessment of the meaning of the songs. In Condition 2, before the training was taught, the relationships between abstract figures and melodic fragments were established before training. The Condition 1 produced higher scores of class formation than in the other two conditions; Participants of Condition 3 performed better on the recombinative musical reading test and on the keyboard playing test. Familiarity songs used for teaching of musical score reading seem to facilitate the learning of relations directly trained, but delayed recombinative reading. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Partituras - leitura e execução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teclado (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - instrução e estudo | - |
Título: dc.title | Avaliação da utilização de fragmentos melódicos com e sem significado sobre a formação de classes, o desempenho recombinativo e o tocar teclado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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