Colecionando desenhos e compreendendo as crianças : a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributormailto:ingridwiggers@gmail.com-
Autor(es): dc.contributormailto:camilavieiraaguiar@gmail.com-
Autor(es): dc.contributormailto:aldecilene@gmail.com-
Autor(es): dc.contributormailto:juliana2609@gmail.com-
Autor(es): dc.creatorWiggers, Ingrid Dittrich-
Autor(es): dc.creatorVieira, Camila Aguiar-
Autor(es): dc.creatorBarreto, Aldecilene Cerqueira-
Autor(es): dc.creatorFreire, Juliana de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:05:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:05:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/44838-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0001-5412-7021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-4411-6094-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-4718-8322-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-7653-1241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873940-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho representa o inventário de uma coleção de desenhos infantis produzidos em pesquisas com crianças, empreendidas pelo Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, da Universidade de Brasília. O objetivo foi reunir os desenhos que compõem cada um dos 24 trabalhos acadêmicos selecionados, por meio de uma abordagem transversal. Levando em conta que o desenho é uma atividade típica da infância, as obras foram consideradas como expressões da cultura infantil de uma época e de um lugar. A metodologia consistiu na leitura dos trabalhos, entrevistas com os pesquisadores e apreciação dos desenhos, compondo-se um quadro geral da coleção – formada por aproximadamente 1600 desenhos, produzidos entre 2001 e 2020. A maior parte é originária do Distrito Federal, mas também de outras cidades brasileiras e estrangeiras. Os temas dos desenhos foram classificados em “brincadeiras”, “imagem corporal”, “instituições e espaços formativos”, “mídias” e “educação física”.-
Descrição: dc.descriptionThis investigation represents the inventory database of children’s drawings produced in research with children. The aim is to gather the drawings that compose each of the 24 academic research selected, through a transversal approach. Considering that drawing is a typical activity of childhood, the works are considered as an expression of children’s culture of a time and a place. The methodology consisted of reading the works, interviews with researchers and evaluation of the drawings, composing an overview of the collection. It is formed by around 1,500 drawings, produced throughout 2001 to 2020. Most of them come from the Federal District, but also from other Brazilian and foreign cities. The themes of the drawings were classified as “low organization games”, “body image”, “institutions and formative spaces”, “media” and “physical education”.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins)-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Humanidades & Inovação - Declaração de Direito Autoral - Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). FONTE: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4830. Acesso em: 16 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - criatividade-
Palavras-chave: dc.subjectMemória social-
Título: dc.titleColecionando desenhos e compreendendo as crianças : a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis-
Título: dc.titleCollecting drawings and understanding children : the experience of organizing a database of children’s drawing-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.