Categorização dos gargalos de uma cadeia logística de transporte da safra agrícola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGranemann, Sérgio Ronaldo-
Autor(es): dc.creatorCapdeville, Adrienne de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:05:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:05:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/8374-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873875-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2010.-
Descrição: dc.descriptionOs custos relativos à movimentação e escoamento da produção, bem como ao transporte, manuseio e estocagem das mercadorias, são considerados as principais restrições para a manutenção da competitividade de algumas das maiores empresas exportadoras do Brasil. Esse cenário tem alimentado debates sobre os gargalos existentes na cadeia logística de escoamento da safra agrícola, que, apesar de serem conhecidos, não se sabe quais devem ser resolvidos prioritariamente. Sendo assim, este trabalho visa diagnosticar os gargalos da cadeia logística da soja no país e hierarquizá-los, conforme a visão dos agentes da cadeia, de forma que órgãos públicos e privados de planejamento direcionem os investimentos àqueles aspectos que constituem os entraves mais significativos e mais prejudiciais ao bom funcionamento da cadeia logística dos produtos agrícolas. Para tanto, identificou-se os agentes interessados na melhoria do escoamento da safra, com os quais foi realizada a pesquisa, e os gargalos, a partir do referencial teórico disponível e a ferramenta Diagrama de Ishikawa, aplicada junto a especialistas da área. Os gargalos foram alocados a cinco categorias distintas e, para definir aqueles que exigem prioridade de intervenção, utilizou-se um método de análise multicritérios (AHP) para hierarquizá-los em relação ao grau de importância que apresentam para a eficiência da cadeia logística. A pesquisa também viabilizou a análise de 3 planos de governo, indicando aquele que pode melhorar o escoamento da safra agrícola. Pôdese perceber que o foco do Poder Público não está em consonância com as necessidades dos agentes da cadeia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe relative costs about the movement and production's draining, as well as the transport, manuscript and merchandise's stock age, are considered the main restrictions for the competitiveness's maintenance of some biggest exporting companies in Brazil. This scene had feed debates about the existing bottleneck in the logistic chain of agricultural harvest's draining, that, although to be known, it doesn't know which must with priority be decided. Being thus, this work aims at to diagnosis the bottleneck of the chain logistic of the soy in the country and to ranks them, as the vision of the agents of the chain, of form that public agencies and private of planning they direct the investments to those aspects that constitute the more harmful impediments most significant and to the good functioning of the logistic chain of e agricultural products. For in such a way, one identified the agents interested in the improvement of draining of harvest, with which the research was carried through, and the bottleneck, from the available theoretical referential and the tool Diagram of Ishikawa, applied next to specialists of the area. The bottleneck had been placed five distinct categories, define those that demand intervention priority, used an analysis method multicriteria (AHP) to ranks them in relation to the importance degree that present for the efficiency of logistic chain. The research also made possible the analysis of 3 plans of government, indicating that one that can improve the draining of agricultural harvest. It could be perceived that the focus of the Public Power is not in accord with the necessities of the agents of the chain.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes-
Palavras-chave: dc.subjectLogística empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectCargas e descargas-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de mercadorias-
Título: dc.titleCategorização dos gargalos de uma cadeia logística de transporte da safra agrícola-
Título: dc.titleCategorization bottleneck a logistic chain of transport of the agricultural harvest-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.