Ver o semelhante : mímesis, representação e autoficção

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Grace de-
Autor(es): dc.creatorRocha, Polyanna Morgana Duarte de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:04:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:04:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-04-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18941-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.18941-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873808-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa parte do estudo da relação entre os conceitos de ficção e verossimilhança, para alcançar o entendimento da prática poética como um exercício de autoficção e autoformação. A investigação tem início com um estudo sobre o conceito grego “mímesis”, conforme proposto por Platão e Aristóteles, e sua fundamental relação com a ficção, a metáfora e a verossimilhança em relação à realidade. A seguir, os conceitos de ficção e verossimilhança são também revistos em sua relação com o conceito de representação. Este último, desde sua origem etimológica até às transformações do termo apontadas por filósofos pós-estruturalistas, como Michel Foucault e Jean Baudrillard. Nesse percurso, partindo da relação entre ficção e a chamada realidade objetiva, chegamos à relação entre ficção e autoria. A partir da ideia da morte do autor em Roland Barthes e Michel Foucault e da prática ficcional em torno de si realizada por alguns artistas, como Joseph Beuys, Yves Klein, Marcel Duchamp e outros, chegamos ao entendimento do conceito de autoficção. Este neologismo, surgido na Literatura, é aqui adaptado às práticas nas artes visuais e também a uma ideia de autoformação constituída no âmbito da relação entre arte e vida. Nesse processo, propomos o conceito de autoficção existencial como indicação dessa prática. Tal neologismo proposto dialoga com outros surgidos no campo das artes visuais, tais como antiartista, a-artista, artista-etc, não-artista, e que também se constituem a partir da relação entre arte e vida. A minha prática poética autoral é apresentada em diálogo com esses conceitos e questões.-
Descrição: dc.descriptionThis research begins with the study of the relationship between fiction and verisimilitude, to arrive into a understanding of the poetic practice as an exercise of autofiction and self-formation. The investigation begins with the study of the greek concept of mimesis, as proposed by Plato and Aristotle, in its fundamental relationship with fiction, metaphor and verisimilitude in relation with reality. In following text, the concept of fiction an verisimilitude are also reviewed in relation with the concept of representation. It last one, since its etymological origin, until the transformations of the term pointed by the post-structuralistics philosophers, as Michel Foucault and Jean Baudrillard. In this course, based on the relation between fiction and the so call objective reality, we arrived to the relationship between fiction and authorship. From the idea of the death of the author in Roland Barthes and Michel Foucault and the fictional practice around itself held by some artists such as Joseph Beuys, Yves Klein, Marcel Duchamp, and others, we have come to the understanding of the concept of autofiction. This neologism, appeared in the literature, is here adapted to practices in the visual arts and also the idea of self-constitution in the context of the relationship between art and life. In this process, we propose the concept ofexistential autofiction as indication of this practice. This proposed neologism dialogues with others that have arisen in the field of the visual arts, such as anti-artist, a-artist, ect-artist, non-artist, and that is also constitute the basis of the relationship between art and life. My practice poetic authorship is presented in dialog with these concepts and issues.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectFicção-
Palavras-chave: dc.subjectMimese na arte-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas culturais-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Título: dc.titleVer o semelhante : mímesis, representação e autoficção-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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