Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medeiros, Maria Beatriz de | - |
Autor(es): dc.creator | Tinoco, Bianca Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:04:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:04:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/7272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873730 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2009. | - |
Descrição: dc.description | A dissertação investiga os motivos que impediram os performadores em atividade nos anos 1980, no Rio de Janeiro, de serem associados à denominação Geração 80. A expressão foi difundida após a realização da exposição Como vai você, Geração 80?, da qual participaram 123 artistas adeptos de diversos suportes, em julho e agosto de 1984 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Contudo, ela hoje designa apenas o grupo de pintores egresso da mostra, com poucas exceções. Tal visão é confirmada nas exposições de cunho retrospectivo realizadas nesta década, as quais deixaram de apresentar, entre outros, Ricardo Basbaum, Alexandre Dacosta, Jorge Barrão, Eduardo Kac, o grupo Rádio-Novela, Alex Hamburger, Aimberê Cesar e Márcia X. Ao longo desta pesquisa, levantamos questões sobre a abordagem crítica do período, assim como relatos de reações e soluções encontradas pelos performadores para prosseguirem em sua pesquisa poética. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The dissertation analyzes why the performance artists in Rio de Janeiro, in 1980s’, have not been attached with the designation Geração 80, which became widely accepted in Brazilian art circuit after the exhibition Como vai você, Geração 80? (How do you do, Geração 80?), in July and August 1984 at Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Lage Park School of Visual Arts). The expression “Geração 80”, which at first made reference to a large amount of works and techniques presented at that show, nowadays just defines the painters that joined the show, besides a few exceptions. This change of meaning is confirmed by retrospective exhibitions organized along this decade, which have forgotten to include works from performance artists such as Ricardo Basbaum, Alexandre Dacosta, Jorge Barrão, Eduardo Kac, o grupo Rádio-Novela, Alex Hamburger, Aimberê Cesar e Márcia X. During the research, we question the critical approach of the period, and also gather information about reactions and solutions found by these artists in order to continue their poetic chase. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna - século XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pintura moderna - século XX | - |
Título: dc.title | Performance e geração 80 : resgates | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: