Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Murta, Sheila Giardini | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Andréia Crispim | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Isabela Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Silvia Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Furtado, Keila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/31862 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722011000300009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873669 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo descreve uma avaliação de necessidades para um programa de transição para a parentalidade, feita em dois estudos. Participaram do primeiro estudo treze casais, cujo bebê contava entre 18 a 36 meses. Entrevistas revelaram como estressores os cuidados com o bebê, as mudanças nos papéis familiares e a intrusividade da rede de apoio. Um segundo estudo investigou, através de entrevistas, o conhecimento de oito casais, com filhos recém-nascidos, sobre as suas experiências pessoais de apego e práticas educativas parentais, capacidades sensoriais do bebê, estressores e enfrentamento usado. Os resultados apontaram a exposição a práticas educativas parentais coercitivas e apego inseguro como fatores de risco para a relação pais-bebê. São discutidas as implicações para o planejamento de programas preventivos. | - |
Descrição: dc.description | This paper describes a needs assessment for the implementation of a parenthood transition program. Two studies were realized using interviews. Thirteen couples, with babies of 18 to 36 months, participated in the first study. This study revealed the following stressors: taking care of the baby, changes in family roles and intrusiveness of the social support group. In the second study eight couples with a newborn baby participated. In this study diverse topics were addressed: personal attachment experiences, parental educational practices, sensorial capacities of the baby, stressors and coping methods used. The results indicated coercive educational practices and insecure attachment as risk factors in the relation between parents and baby. The implications for the planning of preventive programs are discussed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Psicologia: Teoria e Pesquisa - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722011000300009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 out. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parentalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prevenção | - |
Título: dc.title | Avaliação de necessidades para a implementação de um programa de transição para a parentalidade | - |
Título: dc.title | Needs assessment for implementation of a parenthood transition program | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: