Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | mailto:alineokamura@hotmail.com | - |
Autor(es): dc.creator | Okamura, Aline Bassetto | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Vivian Siqueira Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Kênia Mara Baiocchi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:04:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:04:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44818 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/ijerph191710551 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-8324-8460 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0001-6893-8263 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873663 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study was to use ERICA data from adolescents from Brazilian public schools to investigate the role of school feeding in insulin resistance markers. Public school students (12–17 years old) with available biochemical examinations were selected. Adolescents answered a self‐administered questionnaire, and contextual characteristics were obtained through interviews with principals. A multilevel mixed‐effects generalized linear model was performed at the contextual and individual levels with each insulin resistance marker (fasting insulin, HOMA‐IR, and blood glucose levels). A total of 27,990 adolescents were evaluated (50.2% female). The prevalence of (1) altered insulin was 12.2% (95% CI; 11.1, 13.5), (2) high HOMA‐IR was 24.7% (95% CI; 22.8, 26.7), and (3) high blood glucose was 4.6% (95% CI; 3.8, 5.4). School feeding was positively associated with an insulin resistance marker, decreasing by 0.135 units of HOMA‐IR (95% CI; −0.19, −0.08), 0.469 μU/L of insulin levels (95% CI; −0.66, −0.28), and 0.634 mg/dL of blood glucose (95% CI; −0.87, −0.39). In turn, buying food increased blood glucose by 0.455 mg/dL (95% CI; 0.16, 0.75). School feeding was positively associated with insulin resistance variables, demonstrating the potential of planned meals in the school environment to serve as a health promoter for the adolescent population. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | International Journal of Environmental Research and Public Health - This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (https:// creativecommons.org/licenses/by/ 4.0/). Fonte: https://www.mdpi.com/openaccess. Acesso em: 14 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - saúde e higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resistência à insulina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alimentação escolar | - |
Título: dc.title | School feeding as a protective factor against insulin resistance : the study of cardiovascular risks in adolescents (ERICA) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: