Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Machado, Valéria Bertonha | - |
Autor(es): dc.creator | Antonio, Priscila da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Juliane | - |
Autor(es): dc.creator | Bolina, Alisson Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Paulo Henrique Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Paranagua, Thatianny Tanferri de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:04:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:04:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/35185 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873405 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: resgatar a percepção dos docentes quanto às competências desenvolvidas através do ensino simulado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, análise temática segundo Minayo. Identificadas as competências científicas, ética, política, gerencial, relacional / afetiva, pensamento crítico em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacional. Os docentes têm consciência da dificuldade de concretização dessa proposta, pois necessitam de capacitação. A recompensa e satisfação se apresenta quando as tentativas alcançam seus objetivos. Reclamam a necessidade de construção coletiva para o desenvolvimento inicialmente de suas competências. O clima de coesão e compartilhamento de experiências exitosas contribui para estimular novos ensaios. Como resultado evidencia-se a capacidade para desenvolver competências essenciais. Podemos identificar que ao compararmos o ensino tradicional e a simulação, esta tecnologia possibilita desenvolver competências, minimizar erros, proporcionar segurança aos pacientes, alunos e docentes. O aluno é sujeito da sua aprendizagem e participa ativamente da construção do saber. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | CIAIQ | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela Professora Priscila da Silva Antonio, em 29 de julho de 2019, para disponibilizar o trabalho, gratuitamente, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem - estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualificação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacientes | - |
Título: dc.title | Percepção dos docentes acerca das competências desenvolvidas pelos egressos de Enfermagem por meio do ensino simulado : um estudo qualitativo | - |
Título: dc.title | Teachers' perception about the competences developed by the nursing expenses through simulated teaching : a qualitative study | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: