Uma análise sobre a política de comunicação da EMBRAPA aplicada à transferência de tecnologia para a Agricultura Familiar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEsch, Carlos Eduardo Machado da Costa-
Autor(es): dc.creatorTimm, Carla Alessandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:03:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:03:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18740-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873305-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga a política adotada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no que se refere à comunicação para a transferência de tecnologia voltada para a agricultura familiar, um segmento que passou a ocupar um importante espaço na agenda governamental, e que responde hoje no Brasil por sete em cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola. Para verificar o que é proposto pela instituição e o que os atores que fazem parte desse processo pensam e como se manifestam com relação a esse tema, foram realizadas uma análise documental e uma pesquisa de campo, em que foram entrevistados gestores da Embrapa, extensionistas rurais e agricultores familiares, nos estados do Rio Grande do Sul e Goiás. Como abordagem teórico-metodológica, foi utilizado o método dialético, o que permitiu uma interpretação total e dinâmica da realidade estudada. São abordados conceitos que dialogam com o tema da pesquisa, com destaque para o da comunicação para o desenvolvimento, tendo em vista seu papel estratégico no processo de mudança social, atuando como facilitadora de trocas e aproximações entre os atores. Ao longo da investigação foi identificado que existem movimentos da empresa no sentido de se comunicar com a agricultura familiar, mas não há um consenso institucional sobre o processo, os conceitos e as possibilidades de ação com o segmento, dificultando o estabelecimento de uma política articulada de atuação.-
Descrição: dc.descriptionThis work is a research about the policy implemented by the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa) concerning communication to technology transfer used in family farm, a field that has moved to a central focus in the governmental agenda, and that today, in Brazil, is responsible for seven out of each ten employment opportunities in rural communities and by around 40% of the agricultural production. In order to examine the items proposed by the Corporation and the considerations and roles that the actors in this process perform on this subject, a documental analysis and a field research were carried out, in which Embrapa managers, rural extension workers and family farmers, in the states of Rio Grande do Sul and Goiás, were interviewed. Under a theoretical and methodological approach, the dialectical method was used, which allowed a complete and dynamic interpretation of the studied reality. Concepts dealing with the research subject, stressing the one of communication for the development, considering the key role it performs in the process of social change, supportting and making easier the exchanges and approximation between the actors, are analysed. During the investigation it was identified that there are some activities in the Brazilian research Corporation so that to set a communication with the family farming sector, although there is not an institutional agreement about the process, concepts, and possibilities of actions with this segment, making difficult the implementation of an expressive and voiced policy to act in this process.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Comunicação (FAC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectTransferência de tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação para o desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação para transferência de tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEmbrapa-
Título: dc.titleUma análise sobre a política de comunicação da EMBRAPA aplicada à transferência de tecnologia para a Agricultura Familiar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.