Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Demo, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:03:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:03:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9652 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/873304 | - |
Descrição: dc.description | Discute-se no início o que seria inclusão social, questionando a tendência de reduzir inclusão social à inclusão marginal. O pobre é acomodado dentro do sistema, mas em sua margem. Esta é a tendência predominante na política social neoliberal. A seguir, discute-se a discriminação digital, em particular aquela agravada pela escola pública. De um lado, analisa-se a exclusão dos alunos mais pobres, mas, que são incluídos na margem, tendo em vista que as novas tecnologias penetram todas as partes do sistema. De outro, analisa-se a exclusão mais ampla alimentada pela escola que não sabe ler a realidade digital e por isso não forma os alunos nesta habilidade. O analfabetismo digital é visto como possivelmente o pior de todos os analfabetismos. A inclusão digital precisa incluir a habilidade de o excluído controlar sua inclusão. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper starts out by discussing what social inclusion could be, with the purpose of arguing about the tendency to reduce social inclusion to marginal inclusion. The poor is accommodated to the system, but in its margin. This is the prevailing tendency in neo-liberal social politics. Then, digital discrimination is discussed, especially the one aggravated by public school. On one hand, exclusion of poorer students is analyzed. They are included in the margin, having in mind that the new technologies have spread into every part of the system. On the other hand, a wider exclusion is analyzed which is nourished by the school that does not know how to read digital reality and, therefore, no degree is granted on this subject matter. Digital illiteracy is possibly considered as the worst of illiteracies. Digital inclusion has to include ability of the excluded ones to control his inclusion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao. Acesso em: 05 dez. 2011. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização por computador | - |
Título: dc.title | Inclusão digital : cada vez mais no centro da inclusão social | - |
Título: dc.title | Digital inclusion : more and more in the center of social inclusion | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: